PSE
Programa Saúde na Escola segue avançando e já atendeu 23 instituições
Saúde | 06 de Maio de 2022 as 12h 02min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria da Prefeitura

Lançado em 30 de março, a edição deste ano do programa Saúde na Escola segue com ações sendo realizadas semanalmente nas instituições de ensino de Sinop. “23 escolas municipais já receberam temas referentes ao PSE, entre eles saúde bucal, Covid-19, orientação nutricional, pediculose, orientação e cuidados no trânsito, verificação da situação vacinal e combate à dengue”, explicou a gestora do programa na Secretaria de Saúde, Lucélia Rosa.
Nesta semana, por exemplo, foi a vez da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias receber orientações sobre saúde bucal e nutricional. Os profissionais de saúde da Unidade Básica Boa Esperança foram os encarregados de trabalhar os temas com os estudantes.
Já na semana passada, as atividades foram desempenhadas nas escolas Basiliano Carmo de Jesus, Cecília Meireles e Doracy Marques Amorin. Orientações sobre pediculose (piolho), saúde bucal, nutricional e prevenção contra Covid-19 foram alguns dos temas trabalhados com os estudantes pelos profissionais das UBS’s São Cristóvão, Oliveiras e Palmeiras, por exemplo.
O Programa Saúde na Escola, instituído pelo Governo Federal em 2007, é uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira. As atividades são organizadas e geridas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com parceiros e desenvolvidas ao longo do ano de maneira agendada com as unidades educacionais.
Outras ações
A promoção da saúde com qualidade é trabalhada em diferentes frentes pela Prefeitura de Sinop. Além do PSE, são desenvolvidos também grupos de orientação às gestantes, como na última semana, quando grávidas pacientes da UBS Boa Esperança receberam informações sobre alimentação saudável, amamentação e introdução alimentar saudável pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O Núcleo também foi responsável, nesta semana, por trabalhar a arteterapia com idosos no CRAS Boa Esperança, no objetivo de promover o desenvolvimento da arte e interação entre os idosos, além de estimular suas habilidades.
Notícias dos Poderes
Americano é diagnosticado com peste negra após levar picada de pulga enquanto acampava
27 de Agosto de 2025 as 07h25SES realiza ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
A iniciativa foi organizada com objetivo de proteger as gerações presentes e futuras, promovendo a redução do uso do tabaco pela população
26 de Agosto de 2025 as 17h53TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01