Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 03 de Julho de 2022

Menu

Saúde

Programa Saúde na Escola segue avançando e já atendeu 23 instituições

PSE | 06 de Maio de 2022 as 12h 02min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria

Lançado em 30 de março, a edição deste ano do programa Saúde na Escola segue com ações sendo realizadas semanalmente nas instituições de ensino de Sinop. “23 escolas municipais já receberam temas referentes ao PSE, entre eles saúde bucal, Covid-19, orientação nutricional, pediculose, orientação e cuidados no trânsito, verificação da situação vacinal e combate à dengue”, explicou a gestora do programa na Secretaria de Saúde, Lucélia Rosa.

Nesta semana, por exemplo, foi a vez da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias receber orientações sobre saúde bucal e nutricional. Os profissionais de saúde da Unidade Básica Boa Esperança foram os encarregados de trabalhar os temas com os estudantes.

Já na semana passada, as atividades foram desempenhadas nas escolas Basiliano Carmo de Jesus, Cecília Meireles e Doracy Marques Amorin. Orientações sobre pediculose (piolho), saúde bucal, nutricional e prevenção contra Covid-19 foram alguns dos temas trabalhados com os estudantes pelos profissionais das UBS’s São Cristóvão, Oliveiras e Palmeiras, por exemplo.

O Programa Saúde na Escola, instituído pelo Governo Federal em 2007, é uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira. As atividades são organizadas e geridas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com parceiros e desenvolvidas ao longo do ano de maneira agendada com as unidades educacionais.

 

Outras ações

A promoção da saúde com qualidade é trabalhada em diferentes frentes pela Prefeitura de Sinop.  Além do PSE, são desenvolvidos também grupos de orientação às gestantes, como na última semana, quando grávidas pacientes da UBS Boa Esperança receberam informações sobre alimentação saudável, amamentação e introdução alimentar saudável pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O Núcleo também foi responsável, nesta semana, por trabalhar a arteterapia com idosos no CRAS Boa Esperança, no objetivo de promover o desenvolvimento da arte e interação entre os idosos, além de estimular suas habilidades.