PSE
Programa Saúde na Escola deve atender mais de 10 mil estudantes da rede municipal
Agenda integrada entre secretarias proporcionará cuidados com a saúde e bem-estar de alunos
Saúde | 19 de Fevereiro de 2019 as 13h 45min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

A prefeita Rosana Martinelli participou, na manhã desta terça-feira (19), da reunião de abertura do Programa Saúde na Escola, realizada no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (CEREST). A agenda foi acompanhada pelas equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Saúde e de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C). Na ocasião, foram apresentadas as propostas do PSE para 2019, definido o grupo de trabalho intersetorial e a organizada a agenda de ações a serem executadas. A integração entre as Pastas, conforme explica Martinelli, visa cuidar da saúde e do bem-estar dos alunos.
"O nosso objetivo é fazer o atendimento preventivo para que não haja problemas maiores. É uma ação muito importante com as secretarias envolvidas para melhorar o bem-estar e saúde das nossas crianças e, consequentemente, da nossa população. Nossa intenção é colocar as estruturas das secretarias, até do Trânsito que, posteriormente, vai estar integrando ao programa, onde todas as secretarias estarão juntas fazendo esse trabalho orientativo, preventivo e cuidando das nossas crianças", esclarece a gestora.
Entre as ações, os alunos da rede municipal receberão orientações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo das práticas corporais, das atividades físicas e do lazer na escola, avaliações bucais e aplicação tópica de flúor, verificações do cartão de vacina, promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil e a identificação de danos na saúde auditiva e ocular dos alunos, onde, neste último caso, caso necessitem, receberão gratuitamente o óculos de grau.
A Secretária de Educação, Veridiana Paganotti, explica que a sinergia entre as três secretarias reflete em bons resultados, uma vez que todas lidam com pessoas. "Nós, da Educação, lidamos com pessoas de zero a 14 anos nas escolas municipais. São nessas idades que aparecem diversos problemas de saúde na parte odontológica, visual, auditiva. Problemas de saúde em diversas formas que são detectados na escola, pois, muitas vezes, a criança passa mais tempo na escola que na presença da mãe e do pai. O professor tem o cuidado de fazer a higiene da criança, ao acompanhar a criança durante a refeição e ele percebe a mudança de hábitos, ou aparecimento de alguma lesão, ou situação nesse aspecto", pondera.
A Coordenadora de programas estratégicos da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, participa do projeto desde seu princípio, em 2014. Ela frisa que foram muitos os bons frutos colhidos desde então e explica os objetivos para esta nova etapa. "O que a gente traz de diferencial para o ciclo de 2019/2020 é a operacionalização do trabalho, onde pretendemos tomar nota, gerar dados, indicadores e avaliar nosso desempenho dentro das escolas. Para isso, nós vamos executar o atendimento este ano, atendendo 30 unidades escolares inicialmente e avaliando os resultados vamos expandir o projeto", relata.
A expectativa é que quase 10.500 alunos da rede municipal sejam beneficiados nesse primeiro momento e, com a expansão do projeto, poderá ser levado para as escolas da rede estadual.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38