Saúde
Primeiro dia de ação resulta em mais 200 doses de vacinas aplicadas em Sinop
Caminhão da vacinação | 15 de Fevereiro de 2022 as 10h 28min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria da Prefeitura

O primeiro dia de ação na unidade móvel de vacinação, em Sinop, registrou a aplicação de 212 doses de vacinas diversas, que compõem o calendário nacional de imunização. As doses foram aplicadas na população de diferentes idades, que procurou atendimento no ônibus, ontem (14), no pátio da escola municipal Tempo de Infância, no bairro Daury Riva.
Além do Daury Riva, a unidade percorrerá mais dois bairros até sexta-feira (18) e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que esses números aumentem diariamente. “Não precisa fazer agendamento, estamos atendendo a semana toda. É só a mãe trazer a criança com o cartão de vacinas e documentos”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo. Além das crianças, também são ofertadas vacinas de rotina para jovens, adultos e idosos, além da vacinação contra Covid-19.
A unidade da vacinação tem como objetivo facilitar o acesso e a atualização do cartão de vacinas dos munícipes. Hoje (15), os atendimentos seguem ocorrendo no bairro Daury Riva. Amanhã e quinta-feira, serão no Residencial Sabrina e, na sexta-feira, a unidade fecha a programação de atendimentos no bairro Jardim América.
Vacina infantil contra COVID-19
Para facilitar o acesso da população na vacinação infantil (05 a 11 anos) contra Covid-19, a Secretaria de Saúde de Sinop organizou, junto com a equipe do caminhão, uma sala exclusiva para atender as crianças cujos pais e responsáveis tenham interesse em vacinar contra o novo Coronavírus. O espaço atende as medidas solicitadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em deixar a vacinação deste público em ambiente específico separado da vacinação de adultos. Após a mudança, pelo menos 30 crianças foram atendidas.
“Preparamos uma sala específica para as mães que buscam a vacina da Covid para as crianças de 5 a 11 anos. Então temos uma salinha preparada. Foi uma preocupação do nosso prefeito Roberto Dorner para que a gente avance com a saúde da nossa população”, pontuou a gestora da pasta.
Desde o início da vacinação infantil, no último dia 19 de janeiro, pelo menos 1,8 mil crianças receberam a primeira dose do imunizante.
Importância da vacinação
A secretária lembra que manter o cartão de vacinação atualizado é importante para que doenças já erradicadas, não voltem a circular. “Vacina é prevenção. É de suma importância que todas as pessoas mantenham seus cartões de vacinas atualizados. A imunização já existe há mais de 40 anos. A gente se preocupa com o avanço de imunização. As pessoas precisam ter essa consciência de que vacinas salvam vidas”, destacou.
A unidade móvel de vacinação é uma parceria entre Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Governo do Estado, através do projeto Imuniza Mais MT, cujo objetivo geral é proteger a população de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação.
Confira a programação de atendimento do ônibus:
Hoje (15/02/2022): EMEI Tempo de Infância - rua Projetada A com avenida Projetada K , Daury Riva, das 7h30 às 16h30.
Quarta e quinta-feira (16 e 17/02): Tenda das Missões - Tv. Doze, 250 - Res. Sabrina II, das 7h30 às 16h30.
Sexta-feira (18/02): Centro de Saúde Jardim América - Rua Formosa - Jardim América, das 7h30 às 16h30.
Notícias dos Poderes
Vacinação aos sábados, confira os locais e programação para julho
30 de Junho de 2022 as 17h57UTIs de MT voltam a lotar e 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina
Dos 101 pacientes que estão internados pela Covid-19, em UTIs de Mato Grosso, 92 não tomaram todas as doses da vacina
28 de Junho de 2022 as 10h33Vacina contra gripe será disponibilizada para público geral a partir de amanhã
24 de Junho de 2022 as 14h24Anvisa determina recolhimento do remédio losartana
Produtos devem ser retirados das farmácias em até 120 dias
23 de Junho de 2022 as 14h21Nova cepa da dengue é identificada em Mato Grosso
Nova linhagem do vírus, a cosmopolita, foi descoberta após uma pesquisa realizada pela Fiocruz
23 de Junho de 2022 as 11h27‘‘Rasgaram minhas partes íntimas’’, diz jovem que acusa suposta violência obstétrica no HRS
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso instaurou sindicância para apurar a denúncia
22 de Junho de 2022 as 10h15