Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 19 de Setembro de 2021

Saúde

Prefeitura realiza drive-thru para aplicação de segunda dose da Coronavac

É obrigatória apresentação do cartão de vacinação onde consta o registro de recebimento da primeira dose, além do documento oficial com foto

Nesta terça-feira (18) | 17 de Maio de 2021 as 10h 15min
Fonte: Redação com assessoria

A Secretaria de Saúde de Sinop realiza, nesta terça-feira (18), um drive-thru para aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac/Butantan contra Covid-19. A ação será no estacionamento do Centro de Eventos Dante de Oliveira, das 14h às 19h. É obrigatória apresentação do cartão de vacinação onde consta o registro de recebimento da primeira dose, além do documento oficial com foto.

A partir do horário, os imunizantes também estarão disponíveis nas unidades onde já há vacinação contra Covid-19, sendo elas: UBS Alto da Glória, Camping Clube, Nações, Sabrina, Palmeiras e Primaveras e, no Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás. No entanto, o horário de atendimento é diferente. Nas UBS’s, a vacinação segue disponível até às 16h30 e, no CIA, às 17h30.

A Secretaria reforça que, mesmo após receber a segunda dose do imunizante contra Covid-19, é importante manter os cuidados para evitar a transmissão e contágio da Covid-19, como lavar as mãos com água e sabão com frequência, ou quando não for possível, fazer o uso de álcool 70% para higienização; cobrir com um lenço ou com o braço a boca ao tossir ou espirrar; usar a máscara e, sempre que possível, manter o distanciamento social.

PRIMEIRA DOSE PARA COMORBIDADES (55 A 59 ANOS)

A programação segue com a vacinação, em primeira dose, o público composto por pessoas com síndrome de down (acima de 18 anos), renais crônicos em diálise e, também, por pessoas com idades entre 55 a 59 anos com comorbidades. Para este grupo, a vacina (AstraZeneca) está disponível nas sete unidades vacinadoras contra Covid-19, mediante apresentação do laudo médico que descreve qual a comorbidade do paciente, acompanhado do CID da doença.

Quem faz acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, pode solicitar o documento em sua unidade de referência. O prazo de emissão é de 24 horas. O laudo é retido no ato da vacinação e anexado ao cadastro do vacinado. É importante apresentar também algum documento oficial com foto, cartão SUS ou CPF, além do cartão de vacinação.

As comorbidades atendidas, conforme Plano Nacional de Imunização – 5ª edição são: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão Arterial estágio 3; Hipertensão Arteira estágios 1 e 2 com lesão em órgão e/ou comorbidade; Doenças cardiovasculares; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmorar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular (AVC isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); Imunossuprimidos (indivíduos transplantados de órgão sólido ou medula óssea); Anemia falciforme; Obesidade mórbida (IMC) ≥ 40; Cirrose hepática.