Vacinação
Prefeitura promove dia “D” contra gripe e sarampo no sábado
Para receber a dose a população deverá apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinação
Saúde | 29 de Abril de 2022 as 08h 37min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria da Prefeitura

A Secretaria de Saúde de Sinop abrirá, neste sábado (30), 16 pontos de atendimento para o dia “D” de vacinação contra gripe e sarampo, seguindo o calendário nacional das campanhas. A ação começará às 8h e seguirá até às 17h. Para receber a dose, a população que compõe o público-alvo deverá apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinação. Os atendimentos serão livre demanda.
Na campanha contra gripe, serão atendidos os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde dos serviços público e privado; gestantes e puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto); professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e, pessoas com deficiência permanente.
Todos os profissionais que compõe o grupo prioritário, no ato da vacinação, devem comprovar vínculo de atividade, como cópias de holerites ou carteira de trabalho. No caso das puérperas, é importante apresentar a certidão de nascimento da criança ou o cartão da gestante.
Também fazem parte do público-alvo na campanha contra gripe, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Nestes casos, segundo o informe técnico do Ministério da Saúde, é importante apresentar algum comprovante que demonstre pertencer a algum dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, por exemplo).
A gripe é uma infecção viral aguda, provocada pelo vírus Influenza, e que afeta o sistema respiratório. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e que podem provocar, inclusive, a morte de pessoas mais vulneráveis à doença. Desde o início da campanha até o momento, segundo dados do LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, pouco mais de 1,7 mil doses foram aplicadas no município, cujo público-alvo está estimado em 43,1 mil pessoas.
Já a campanha contra sarampo, que também é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e que pode evoluir com complicações e óbito, o público a ser vacinado é formado por crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde, totalizando 16,5 mil pessoas. Nesta campanha, até o momento, foram aplicadas 577 doses.
Confira os locais de atendimento:
CIA André Maggi
CIA Jacarandás
CIA Umuarama
UBS Alto da Glória
UBS Camping Club
UBS Cidade Jardim
UBS Gente Feliz
UBS Ibirapuera
UBS Marina Vindilina II
UBS Nações
UBS Oliveiras
UBS Palmeiras
UBS Primaveras
UBS Sabrina
UBS São Cristóvão
UBS São Francisco
Notícias dos Poderes
Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24Construção dos Hospitais Regionais avança em Mato Grosso; veja o andamento das obras
Com 96% de execução, Hospital Regional de Alta Floresta deverá ser o primeiro a ser entregue à população; demais obras já estão com cerca de 50% do cronograma previsto
20 de Outubro de 2025 as 08h59SES promove a 9ª captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso de 2025
Em Cuiabá, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que vão salvar a vida de cinco pacientes
17 de Outubro de 2025 as 14h58Dia D da vacinação ocorre neste sábado (18) em todo o país
Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para vacinar a população mato-grossense e prevenir doenças
17 de Outubro de 2025 as 13h10Uruguai legaliza a eutanásia e se torna pioneiro na América Latina; veja quais países já permitem
No procedimento, um médico administra uma substância letal ao paciente para causar sua morte de forma deliberada e indolor
17 de Outubro de 2025 as 08h30SES discute estratégias para enfrentamento de HIV e Aids em MT
Oficina da Secretaria de Estado de Saúde contou com o apoio do Ministério da Saúde e reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil em Cuiabá
17 de Outubro de 2025 as 08h39