Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 28 de Janeiro de 2022

Saúde

Prefeitura organiza unidades para atendimento à população com sintomas gripais

Horários diferenciados | 04 de Janeiro de 2022 as 15h 01min
Fonte: Karoline Kuhn - Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria - Arquivo

A Prefeitura de Sinop, por meio de Secretaria Municipal de Saúde, organizou uma estrutura diferenciada para atender a população que apresentar sintomas gripais. A partir desta terça-feira (04), funcionarão 24 horas a policlínica Menino Jesus, a Unidade Covid Primaveras e, também, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Vindilina II. O mesmo modelo foi adotado durante o período de recesso do Executivo Municipal.

Já de segunda à sexta-feira, as UBS’s Ibirapuera, Palmeiras, Primaveras, Sebastião de Matos e Violetas atenderão a população das 7h às 19h, sem intervalos. Os demais postos de saúde funcionarão no horário tradicional (das 7h às 11h e das 13h às 17h). Além dos casos gripais, as unidades manterão os demais serviços previstos no programa saúde da família.

De acordo com a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, a decisão foi tomada com base no cenário atual de aumento nos casos de Influenza, tanto a nível local quanto nacional. A princípio, essa estrutura de atendimento deverá ser mantida no mês de janeiro. “Vamos avaliando o fluxo de atendimentos e, se necessário, poderemos realizar novos ajustes”, destacou.

Com estas adequações, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Anete Maria Mota Maria, localizada na avenida André Maggi, ficará exclusivamente para casos de urgência e emergência, não atendendo mais os casos suspeitos de síndrome gripal. “A UPA ficará apenas para urgências e emergências e atendimentos pediátricos. A nossa orientação para população que apresentar sintomas gripais é procurar as demais unidades que estarão abertas e serão referência para o serviço”, enfatizou.

Tanto a Influenza quanto a Covid-19 são doenças respiratórias e podem apresentar sintomas semelhantes, como febre, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, por exemplo. Galhardo lembra que a automedicação pode ser prejudicial e mantém a recomendação de que, nos primeiros sintomas, o munícipe procure uma unidade médica para receber o tratamento adequado.

Para evitar a transmissão de ambas, as orientações de higiene seguem as mesmas: lavar bem as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel; usar máscara; evitar aglomerações; ao tossir e espirrar, cobrir o nariz com um lenço descartável e, sempre que possível, manter o distanciamento social.

 

Confira os detalhes das unidades com atendimentos 24 horas:

Policlínica Menino Jesus – Rua Colonizador Enio Pipino, setor industrial (ao lado da escola São Vicente de Paula);

UBS Maria Vindilina II - Rua Teles Pires esquina com Nicolau Flessak, quadra institucional 16 do Bairro Maria Vindilina I.

Unidade COVID Primaveras - Rua das Primaveras esquina com Rua das Crizelineas, Jardim Primaveras.

 

Confira os detalhes das unidades com atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalos:

UBS Ibirapuera – Avenida Joaquim Socreppa, 1511, Jardim Ibirapuera;

UBS Palmeiras – Rua dos Monjoleiros, S/N, Jardim das Palmeiras;

UBS Primaveras – Rua das Sálvias, 526, Jardim Primaveras;

UBS Sebastião de Matos – Estrada Sabrina, 3600, Vila Juliana;

UBS Marilene Freitas Cervantes (Violetas) – Rua das Canelas, 476, Jardim das Violetas;