Ação conjunta
Prefeitura e UFMT inauguram Unidade de Autoteste de HIV para comunidade acadêmica
Saúde | 29 de Junho de 2025 as 14h 16min
Fonte: Assecom

Em uma ação conjunta, a Prefeitura de Sinop e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, inaugurou nesta sexta-feira (27), a Unidade de Autoteste de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), para atendimento da comunidade acadêmica. A inauguração de uma mais unidade especializada na identificação da doença, representa uma expansão dos serviços prestados pelo município, à população.
“Esse projeto é para cuidar do nosso futuro. Dos jovens, dos formandos agora que são patrimônio do nosso município. São eles que vão gerar a economia, a educação, a saúde e tudo aqui. Então precisamos garantir a saúde desses nossos futuros profissionais. Uma ação em parceria com o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que é o serviço público da Prefeitura de Sinop. A extensão desse serviço aqui na UFMT, é uma vitória”, comemorou Jorge Bevilaqua, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Sinop.
Lúcia Mendes, responsável técnica do SAE, destaca a importância da parceria entre o município e a universidade, na ampliação do serviço de testagem em Sinop, que pode contribuir com a melhor qualidade de saúde aos alunos da UFMT.
“Extremamente importante essa parceria, essa união de forças, para ofertar à população e, agora, à população acadêmica, essa possibilidade de fazer um diagnóstico. Uma testagem, quando necessário, que possibilita um diagnóstico precoce, para que a pessoa possa ter um tratamento, uma qualidade de vida. Então é um projeto extremamente importante e a parceria da universidade, é relevante para o município”, comentou ela.
O professor da UFMT, doutor Cezar Augusto da Silva Flores, responsável pelo projeto no interior da universidade, comemora a parceria com a Prefeitura de Sinop e destaca as funcionalidades da unidade, entre os acadêmicos da instituição de ensino superior.
“Nós vamos ofertar os autotestes para os acadêmicos, estudantes da pós-graduação, estudantes da residência. Além desse serviço, estaremos realizando os testes rápidos para detecção de IST’s [Infecções Sexualmente Transmissíveis], que engloba o HIV, a Sífilis e as hepatites virais. Esse serviço também, agora, está disponível aqui na unidade”, esclareceu.
A motivação de ter uma unidade com esse serviço dentro da instituição de ensino superior, é para facilitar o acesso aos autos testes e testagem rápida, dos jovens que são público alvo dessas doenças. “A população jovem, ainda, hoje, é considerada uma população vulnerável para as IST’s, então pretendemos aproximar essa população desses serviços”.
A unidade funcionará todas as sextas-feiras, com atendimento durante todo o dia (matutino e vespertino). O estudante da instituição pode procurar a unidade localizada na sala 15 do Bloco Xingu II, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, e fazer a retirada dos autotestes ou realizar a testagem rápida para as IST’s.
A pesquisa
A unidade servirá, também, para alimentar base de dados de uma pesquisa operacional, intitulada “Implementação e Avaliação de Estratégias de Autoteste de HIV para Prevenção e Diagnóstico Precoce
entre Estudantes Universitários”, sob comando do doutor Cezar. A pesquisa alia tecnologia e educação para combater a propagação do HIV e outras IST’s no ambiente acadêmico. A metodologia do estudo, de natureza quantitativa, foca na aceitação, usabilidade e impacto dos autotestes, além de analisar como essa abordagem pode fortalecer políticas públicas e práticas de saúde preventiva.
O doutor esclarece que a grande inovação está na autonomia do teste, que pode ser feito em casa ou em ambiente privado, sem a necessidade de agendamento em unidades de saúde. O modelo proposto visa reduzir barreiras como o medo do julgamento, a burocracia ou o desconhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce.
Além de promover o acesso ao diagnóstico, o estudo pretende fornecer dados relevantes para o SUS e colaborar com a formulação de novas estratégias de prevenção voltadas à população jovem.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30