Alinhamento
Prefeitura e Ministério Público definem metas e alinham ações sobre saúde mental infantojuvenil
Foi a primeira reunião do ano, com aproximadamente 50 participantes
Saúde | 25 de Janeiro de 2023 as 10h 57min
Fonte: Assecom

A reunião entre a Prefeitura de Sinop e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso ocorreu, ontem, no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Novo Amanhecer, para alinhar ações sobre a saúde mental infantojuvenil. Foi a primeira reunião do ano, com aproximadamente 50 participantes.
A prefeitura foi representada pelas secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e de Educação, Esporte e Cultura. “Foi uma reunião muito importante para o município de Sinop, na realidade para toda a história da saúde mental do município. Reuniu diversas instituições para que pudéssemos alinhar toda a rede”, destacou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.
Já o Ministério Público, foi representado pelo Promotor de Justiça, Nilton Padovan, além da Defensora Pública com atribuição na Infância e Juventude em Sinop, Luciana Barbosa Garcia. Ainda participaram médicos do município, coordenadores do setor da Saúde, dentre outros.
“Nós inauguramos ano passado o CAPSi e reestruturamos nossa saúde mentral do município. Ainda está passando por adaptação, mas a rede está muito bem estruturada e ontem foi uma reunião de alinhamento das nossas ações que realizaremos durante o ano”, acrescentou Galhardo.
Ações para saúde mental infantojuvenil
A prefeitura tem investido em ações para a saúde mental infantojuvenil. Uma delas, é a inauguração do CAPSi, em novembro do último ano, cujo objetivo é atender crianças e adolescentes (até 17 anos) na área da saúde mental. A unidade conta com equipe multidisciplinar, formado por psiquiatra com RQE, médico clínico geral, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogo, educador físico, terapeuta, técnicos de enfermagem, entre outros.
A unidade atende a um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que vem trabalhando como prioridade as ações voltadas à saúde mental na área da infância e juventude.
O CAPSi está instalado na rua A-1, no Setor Residencial Norte (acesso pela rua das Primaveras, entre as avenidas das Figueiras e rua dos Cajueiros) e passa a atender a população de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, sem intervalos para almoço e sem a necessidade de agendamento prévio.
Também foi inaugurado o ambulatório de saúde mental infantojuvenil Passo a Passo, anexo ao Centro de Especialidades Médicas (CEM). A unidade tem como objetivo atender crianças e jovens com até 17 anos que apresentem algum tipo transtorno mental.
Notícias dos Poderes
TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11