Ampliar acesso
Prefeitura de Sinop abre UCT neste sábado (6) para reforçar estoque de sangue
Saúde | 04 de Dezembro de 2025 as 17h 45min
Fonte: Assecom

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT Sinop) abrirá neste sábado (6), das 7h às 11h, em atendimento especial para coleta de sangue. A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, para ampliar o acesso dos doadores e fortalecer o estoque que abastece o município e outras cidades da região norte de Mato Grosso.
A abertura em sábados selecionados passou a ocorrer em junho deste ano, após avaliação da Secretaria de Saúde sobre a dificuldade enfrentada por muitos trabalhadores para comparecer de segunda a sexta-feira. Com horários adicionais, a gestão busca elevar o número de doações e garantir estabilidade ao banco de sangue que atende unidades de saúde de Sinop, municípios vizinhos e até hospitais da capital.
O secretário municipal de Saúde, Érico Stevan, destacou a relevância da medida para atender à população e fortalecer o serviço. “A população fez esse pedido ao prefeito Roberto Dorner e ao vice Paulinho e adotamos esse atendimento estendido em alguns sábados. Ações como essa mostram nosso compromisso em cuidar das pessoas. Abriremos neste sábado para facilitar a vida de quem deseja doar e não consegue durante a semana. É uma forma de acolher a população e reforçar a importância da doação de sangue”, explicou.
O estoque atual da UCT está em nível crítico e todas as tipagens sanguíneas apresentam baixa disponibilidade. A unidade, que fica localizada na Rua das Amendoeiras, no Setor Comercial, anexa ao Hospital Regional, mantém papel essencial no atendimento de emergências, cirurgias e tratamentos contínuos que dependem do fluxo regular de doadores.
Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto e informar o CEP de residência. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, com peso acima de 51 kg, em boas condições de saúde e que tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Não é permitida a ingestão de bebidas alcoólicas ou o uso de drogas ilícitas nas 24 horas anteriores. Menores de idade só podem doar com autorização e presença dos responsáveis, enquanto pessoas acima de 60 anos devem já ter doado pelo menos uma vez antes dessa idade.
A UCT reforça que quem passou por cirurgia de grande porte nos últimos seis meses, ou de pequeno porte nos últimos três meses, não pode doar. O mesmo vale para quem realizou procedimentos odontológicos recentes, gestantes, mães em período de amamentação e pessoas que passaram por parto normal nos últimos três meses ou cesariana nos últimos seis meses. Sintomas gripais ou febre nos últimos sete dias também impedem a doação.
Há prazos específicos para quem recebeu vacinas. A vacina contra a gripe exige espera de 48 horas para a doação. Para imunizantes de vírus ou bactérias vivos, como sarampo ou febre amarela, o intervalo recomendado é de quatro semanas. O uso de medicamentos deve ser informado à equipe de triagem, que avaliará cada situação.
As coletas acontecem por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Para orientações adicionais, dúvidas ou informações sobre requisitos, a UCT disponibiliza atendimento pelo whatsApp (66) 99292-2634.
Notícias dos Poderes
Hospital Central do Estado recebe equipamento para execução de cirurgias robóticas
Sistema Da Vinci XI possibilitará procedimentos de robótica em cirurgia geral, coloproctologia, aparelho digestivo, urologia, cirurgia oncológica, ginecologia e cirurgia pediátrica
05 de Dezembro de 2025 as 08h20Vai viajar nas férias? Não se esqueça de incluir vacinas no checklist de viagem
Aumento nos casos de sarampo no mundo reforça a importância de conferir a caderneta de vacinação. Veja quais doses tomar, de acordo com seu destino
05 de Dezembro de 2025 as 13h33Mortes por malária voltam a subir, e OMS alerta para resistência a medicamentos
Relatório anual aponta 610 mil mortes e 282 milhões de casos; agência destaca avanços na vacinação
05 de Dezembro de 2025 as 12h31Epidemia silenciosa: doença renal crônica é a 9ª causa de morte no mundo
É o que mostra estudo publicado na revista científica The Lancet, que analisou dados de 204 países, incluindo o Brasil
04 de Dezembro de 2025 as 10h58SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos
04 de Dezembro de 2025 as 09h45MT registra 6º caso confirmado de intoxicação por metanol; vítima está em estado grave
03 de Dezembro de 2025 as 08h37Saiba como ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento do HIV nos municípios de Mato Grosso
O primeiro passo para quem deseja realizar o teste para detecção do HIV é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.
02 de Dezembro de 2025 as 08h18OMS diz que medicamentos como Mounjaro e Ozempic oferecem 'bom potencial' na luta contra obesidade
É o primeiro posicionamento sobre os medicamentos em um texto oficial direcionado aos profissionais da saúde e publicado na Journal of the American Medical Association
02 de Dezembro de 2025 as 10h45