Saúde
Para eliminar fila de espera, Prefeitura de Sinop faz mutirões de cirurgias para vasectomia
A expectativa apontada pela secretária é que, até o final do mês, mais 40 procedimentos sejam feitos
Saúde | 08 de Novembro de 2022 as 10h 47min
Fonte: Karoline Kuhn - Assecom

A Prefeitura de Sinop segue avançando nos atendimentos na área da saúde e está promovendo mutirões para realização de cirurgias de vasectomia em moradores que aguardam na fila de espera do sistema de regulação. “Temos um médico, do município mesmo, que está fazendo mutirões aos sábados para eliminar a fila de espera que é de 194 pacientes”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo.
A secretária explica que, para o procedimento cirúrgico seja autorizado, o interessado deve passar por um processo. “Eles [os homens] têm que realizar o planejamento familiar, que começa pela Unidade Básica de Saúde, passa pelo SAE [Serviço de Atendimento Especializado] e depois, com a documentação pronta, são feitas as operações”, pontuou.
O mutirão começou há 30 dias e os procedimentos são feitos no Centro de Especialidades Médicas (CEM). A escolha dos dos sábados é justamente para dar celeridade no processo. Até o momento, 40 homens - regulados no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) - passaram pela cirurgia, que é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) . A expectativa apontada pela secretária é que, até o final do mês, mais 40 procedimentos sejam feitos.
A realização de mutirões tem se tornado a opção mais utilizada pela Secretaria de Saúde para diminuir a fila de espera da regulação para exames e cirurgias diversas. Desde o ano passado até o momento, por exemplo, já foram feitos mutirões de consultas ou retornos ortopédicos; consultas pré-cirúrgicas em diferentes especialidades, como vasectomiam, prostatectomia, postectomia, ginecológica, hérnia, vesícula, entre outros.
Notícias dos Poderes
TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11