Determinação
Ozempic e similares passam a ser vendidos somente com receita a partir desta segunda
Saúde | 23 de Junho de 2025 as 13h 21min
Fonte: Isto é

Entra em vigor nesta segunda-feira, 23, a determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que estabelece a exigência de receita médica para compra de medicamentos agonistas do GLP-1, como o Mounjaro, Ozempic e Wegovy. A medida havia sido divulgada em 16 de abril.
Com a nova medida, canetas como Ozempic entram no mesmo critério utilizado para a venda de antibióticos, por exemplo: necessidade de duas vias de uma receita branca, sendo que uma delas deve ficar na farmácia para efetuação de registro na Anvisa.
Conforme um levantamento da Close Up International, houve um aumento de 15,5% na venda dos fármacos após o anúncio da Anvisa, entre 17 de abril e 5 de junho. Em comparação ao mesmo período em 2024, o crescimento foi ainda maior, de 39,1%. A base de dados utilizou registros de 98% das vendas farmacêuticas no país.
“O uso excessivo e irracional de medicamentos relacionados ao controle do apetite ou à sensação de saciedade constitui um problema de saúde pública”, afirmou um dos diretores da Anvisa, Daniel Pereira. “A utilização desses fármacos, sem a devida orientação médica, pode resultar em sérios efeitos adversos, destacando a importância de um acompanhamento profissional.”
Medicamentos agonistas
Os agonistas do GLP-1 (ou agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon) são uma classe de medicamentos usados no tratamento do diabetes tipo 2. Eles imitam a ação de um hormônio natural, o GLP-1, reduzindo a glicose no sangue e aumentando a sensação de saciedade.
Remédio do tipo mais popular entre os brasileiros, o Ozempic, assim como o Wegovy, é fabricado pela dinamarquesa Novo Nordisk. Ambos são a mesma substância: a semaglutida. Sua comercialização foi aprovada pela Anvisa em 2018 e iniciada em 2019. Nos últimos três anos, no entanto, sua popularidade cresceu associada ao uso para perda de peso estética.
Já o Mounjaro, da estadunidense Eli Lilly, chegou ao país apenas neste ano. Tem como base a tirzepatida, substância que diferente da semaglutida imita a ação de dois hormônios intestinais: o GLP-1 e o GIP (peptídeo inibidor gástrico). Assim, pesquisas apontam um efeito mais intenso do que nos outros medicamentos.
Notícias dos Poderes
MP alerta bares e restaurantes de MT após casos de intoxicação com bebida alcoólica por metanol
Ministério Público recomenda controle rigoroso de álcool; cantor Hungria é internado com intoxicação por metanol
03 de Outubro de 2025 as 08h44Brasil tem 48 casos em investigação de intoxicação por metanol
Balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha
03 de Outubro de 2025 as 07h37CIA André Maggi e Jacarandás abrem neste sábado (04) para vacinação em Sinop
02 de Outubro de 2025 as 12h44Pesquisa da UFMT explora benefícios do óleo de jacaré-do-pantanal para tratar feridas, acne e até depressão
Tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, produto tem potencial farmacêutico, cosmético e nutracêutico
30 de Setembro de 2025 as 11h46Sinop: mutirão de cardiologia deve atender mais de 3 mil pessoas
29 de Setembro de 2025 as 15h17Atendimentos de odontologia começam em outubro na UBS Menino Jesus; prefeito vistoria instalação de cadeiras
25 de Setembro de 2025 as 14h07Prestadores cobram ASM por falta de pagamento mesmo após repasses
24 de Setembro de 2025 as 15h09SES realiza medidas de prevenção e controle do sarampo em Mato Grosso
Após ação de controle da Vigilância do Estado, dois casos da doença foram confirmados no município de Primavera do Leste
24 de Setembro de 2025 as 11h58