Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Julho de 2024

Menu

Risco baixo

OMS confirma primeiro caso de vírus A(H5N2) da gripe aviária em humano; paciente morreu

Organização destacou que risco à população geral é baixo

Saúde | 06 de Junho de 2024 as 07h 55min
Fonte: CNN Brasil

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou um caso fatal de infecção pelo vírus A(H5N2) da gripe aviária em um humano, no México.

Esse foi o primeiro caso da cepa da doença em um humano confirmado em laboratório no mundo e a primeira infecção pelo vírus H5 em uma pessoa no México.

A OMS disse que o morador de 59 anos do México morreu em 24 de abril, após desenvolver febre, falta de ar, diarreia, náusea e desconforto geral.

A circunstância em que o paciente foi infectado ainda está sendo investigado. A pessoa tinha múltiplas condições médicas e estava acamada por três semanas, por outros motivos, antes do início dos sintomas agudos, ainda de acordo com a organização de saúde.

Casos do subtipo A(H5N2) de gripe aviária foram relatados em aves no México, mas o paciente não tinha histórico de exposição a aves ou outros animais, segundo autoridades do México.

Entretanto, com base nas informações disponíveis, a OMS classificou o risco do A(H5N2) à população geral como baixo.