Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Desenvolvimento

Novo terminal do aeroporto avança e deve ser entregue em breve

Prefeitura intensifica trabalhos de infraestrutura na região

Saúde | 05 de Março de 2024 as 12h 25min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

As obras do Aeroporto Municipal Presidente João Batista Figueiredo estão na reta final e, conforme estimativa da concessionária Centro-Oeste Airports (COA), que administra a unidade, o novo terminal deve entrar em funcionamento em breve. Para acompanhar este crescimento, a Prefeitura de Sinop também trabalha na região, com a duplicação da Avenida Bruno Martini, Via Nino Giannotte, além de instalação de super postes com iluminação LED e plantio de grama.

Quando pronta, a obra proporcionará ao aeroporto uma nova estrutura, muito mais ampla e moderna, para atender a população tanto de Sinop quanto da região e engloba um terminal terá 6 mil metros quadrados,  (atualmente é de 1,5 mil metros quadrados), novo acesso viário, ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, com aumento de capacidade operacional, além de novo estacionamento para veículos.

“A gente sabe que um aeroporto desse tamanho, bonito como é que é, é um cartão-postal da nossa cidade. Nós também temos que acompanhar com a nossa avenida, iluminação, grama e plantio de árvore também. Então, eu acredito que logo, logo, vamos ter um cartão-postal: o aeroporto mais a avenida, para entrar dentro da nossa cidade”, destacou o prefeito Roberto Dorner que, ontem (04), esteve no aeroporto e verificou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no local. 

Seguindo a transformação no aeroporto, a Prefeitura está investindo na infraestrutura da região. Na última semana, por exemplo, foi iniciada a instalação de 119 super postes, além de 476 luminárias LED de 200W na Avenida Bruno Martini (a partir do trecho do Aquarela Brasil) e Via Nino Giannotte, que dão acesso ao Aeroporto Municipal, com objetivo de garantir mais segurança aos motoristas, eficiência energética e sustentabilidade. Os trabalhos são realizados por uma empresa e a contratação foi com recursos do montante devolvido pela Câmara Municipal de Vereadores. Além da instalação de LED, o Executivo também trabalha com a duplicação destas vias, que está na reta final.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, que também esteve visitando o aeroporto, as obras atendem uma expectativa da sociedade sinopense e refletem a pujança do município.  “Sinop tem um fluxo gigantesco, um dos aeroportos que mais cresceu no país, e agora com uma capacidade realmente à altura do nosso município. Lembrando que a COA trabalhou aqui toda a área do aeroporto, então nós temos hoje um grande estacionamento, que também era um pedido da sociedade. A Prefeitura Municipal está trabalhando essa duplicação e iluminação para que, assim que a pessoa chegue na nossa cidade, seja muito bem recebida. Sinop, além do transporte de passageiros, tem uma grande volumetria de transporte de cargas, com concessões de voos de transporte de cargas. Com certeza, essa era uma obra esperada e que está na reta final. Então, a sociedade pode ver aqui a beleza desse aeroporto, a qualidade do que foi feito, e aguardamos ansiosamente a inauguração e que todos possam já usar esse novo terminal”, pontuou.

O aeroporto municipal foi inaugurado em 2008 e teve seu contrato de concessão assinado em 2019. A partir de então, passou a ser administrado pela Centro-Oeste Airports e figura como o segundo maior complexo aeroportuário em movimentação de passageiros no Estado de Mato Grosso. Atualmente, conta com três companhias operando com voos diários (Latan, Gol e Azul) e regulares para Cuiabá, São Paulo e Brasília, por exemplo.