Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 21 de Abril de 2024

Menu

Prevenção

Novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti é reallizado pela Prefeitura

A previsão, é que sejam realizadas, ainda mais pesquisas, nos meses de abril, maio, agosto e outubro

Saúde | 18 de Março de 2024 as 12h 25min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

A equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde, realizará, durante esta semana, o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2024. Com o objetivo de identificar o índice de infestação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

O coordenador de Endemias, Alef de Souza Costa, explica que a pesquisa é realizada em toda a cidade, em quadras sorteadas pelo Ministério da Saúde, no sistema de amostragem, onde o agente visita um imóvel e ‘pula’ outros cinco. “É através dessa pesquisa, que podemos avaliar a situação do mosquito no município e, com isso, promover ações e atividades para o combate, trabalhando a prevenção de doenças”, pontua.

A primeira pesquisa do ano, realizada entre os dias 19 a 23 de fevereiro, mostrou que Sinop está na classificação “risco alto”, com índice de 11,3%. A previsão, é que sejam realizadas, ainda mais pesquisas, nos meses de abril, maio, agosto e outubro.

“A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é 1%, por isso não podemos descuidar. Temos que ficar atentos aos cuidados e reduzir esses dados. O trabalho de prevenção e orientação é realizado, pelos nossos agentes, durante todo o ano, mas precisamos contar com o apoio da população”, frisa o coordenador de Endemias.

Neste primeiro LIRAa, a grande maioria dos focos foram encontrados no lixo doméstico, em materiais/recipientes fáceis de serem eliminados. Por isso, é importante o comprometimento da população no combate ao mosquito. Se cada um for um agente em sua casa é possível reverter esses dados. São ações simples, no dia a dia, que podem gerar grandes resultados em benefício de toda a comunidade.