Prevenção
Novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti é reallizado pela Prefeitura
A previsão, é que sejam realizadas, ainda mais pesquisas, nos meses de abril, maio, agosto e outubro
Saúde | 18 de Março de 2024 as 12h 25min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde, realizará, durante esta semana, o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2024. Com o objetivo de identificar o índice de infestação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
O coordenador de Endemias, Alef de Souza Costa, explica que a pesquisa é realizada em toda a cidade, em quadras sorteadas pelo Ministério da Saúde, no sistema de amostragem, onde o agente visita um imóvel e ‘pula’ outros cinco. “É através dessa pesquisa, que podemos avaliar a situação do mosquito no município e, com isso, promover ações e atividades para o combate, trabalhando a prevenção de doenças”, pontua.
A primeira pesquisa do ano, realizada entre os dias 19 a 23 de fevereiro, mostrou que Sinop está na classificação “risco alto”, com índice de 11,3%. A previsão, é que sejam realizadas, ainda mais pesquisas, nos meses de abril, maio, agosto e outubro.
“A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é 1%, por isso não podemos descuidar. Temos que ficar atentos aos cuidados e reduzir esses dados. O trabalho de prevenção e orientação é realizado, pelos nossos agentes, durante todo o ano, mas precisamos contar com o apoio da população”, frisa o coordenador de Endemias.
Neste primeiro LIRAa, a grande maioria dos focos foram encontrados no lixo doméstico, em materiais/recipientes fáceis de serem eliminados. Por isso, é importante o comprometimento da população no combate ao mosquito. Se cada um for um agente em sua casa é possível reverter esses dados. São ações simples, no dia a dia, que podem gerar grandes resultados em benefício de toda a comunidade.
Notícias dos Poderes
Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40