28 mil vacinas
Novas doses da CoronaVac imunizarão idosos entre 75 e 84 anos e profissionais da saúde
Unidades da nova remessa poderão ser utilizadas como primeira ou segunda dose
Saúde | 10 de Março de 2021 as 14h 35min
Fonte: Ana Lazarini - SES-MT

O Governo de Mato Grosso recebeu, nesta quarta-feira (10.03), 28,8 mil doses da vacina CoronaVac. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e será destinado à imunização dos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mais especificamente aos idosos entre 75 e 84 anos e profissionais da saúde.
De acordo com a orientação do Governo Federal, as unidades da nova remessa poderão ser utilizadas como primeira ou segunda dose. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
O Informe Técnico do Ministério da Saúde ainda enfatiza que “tendo em vista o intervalo entre a primeira e segunda dose (de 2 a 4 semanas) e considerando o fluxo de produção e consequente distribuição da vacina, orienta-se que a segunda dose seja reservada para garantir que o esquema vacinal seja completado, evitando prejuízos às ações de vacinação”.
Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.
Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bibartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 278.760 doses de vacina do Ministério da Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, desde o início da vacinação, em 19 de janeiro, um total de 143.502 doses foram aplicadas no estado.
Notícias dos Poderes
SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo
Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será no dia 17 no TCE-MT
04 de Setembro de 2025 as 07h39Se você nasceu após 1939, provavelmente não viverá até os 100 anos; veja o que diz estudo
Para aqueles nascidos entre 1939 e 2000, pesquisa revela que os ganhos em expectativa de vida diminuirão cerca de dois meses e meio ou três meses e meio a cada nova geração
03 de Setembro de 2025 as 13h08Mato Grosso entra novamente em alerta de baixa umidade e risco à saúde
A condição aumenta o risco de problemas respiratórios e pode agravar doenças preexistentes
03 de Setembro de 2025 as 08h26Casos de dengue e chikungunya custaram R$ 1,2 bi ao sistema de saúde
Levantamento se refere a casos registrados no país entre 2015 e 2024
02 de Setembro de 2025 as 08h24