Alerta
Nova cepa da dengue é identificada em Mato Grosso
Nova linhagem do vírus, a cosmopolita, foi descoberta após uma pesquisa realizada pela Fiocruz
Saúde | 23 de Junho de 2022 as 11h 27min
Fonte: Fernanda Nazário - SES-MT

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT), identificou a circulação da nova cepa da dengue em Mato Grosso, o genótipo do sorotipo II do vírus, mais conhecido como cosmopolita.
A cepa cosmopolita está presente na Ásia, no Oriente Médio e na África. No Brasil, o primeiro caso foi registrado em Goiás e, em seguida, foram identificados casos em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.
No Estado, a análise foi feita pela equipe coordenada pelo pesquisador da Fiocruz, Luiz Carlos Júnior Alcântara, que recebeu, entre 5 e 10 de junho, 32 amostras com resultado positivo prévio para dengue.
Após sequenciamento utilizando a metodologia de nanoporos, do total de amostras analisadas, 29 corresponderam ao tipo DENV-1 genótipo V, cepa mais comum no Estado, e três amostras corresponderam ao DENV-2 genótipo emergente de tipo II, a variante cosmopolita.
Os casos da variante cosmopolita são provenientes dos municípios de Cuiabá, Nortelândia e Sorriso. Para a pesquisa, também foram colhidos materiais nos municípios de Novo mundo, Nova Maringá, Santo Antônio do Leverger, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Nova Santa Helena, Água Boa e Nortelândia.
“Esta é a primeira detecção deste genótipo no estado e esse achado aponta para a necessidade de reforçarmos o monitoramento genômico desse patógeno emergente para compreendermos a sua difusão em Mato Grosso e no Brasil”, diz o pesquisador Luiz Carlos Júnior Alcântara, no relatório da pesquisa.
O secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Juliano Melo, explica que, apesar da nova cepa ser mais transmissível que as variantes que já circulam no estado há anos, os cuidados preventivos a esse novo genótipo da dengue permanecem os mesmos já amplamente divulgados, como limpeza dos quintais.
“Não existe uma vacina ou um medicamento preventivo à dengue. Para o enfrentamento da doença, é imprescindível que a população mantenha os cuidados diários, como certificar-se de que a caixa da água está devidamente tampada, assim como as lixeiras. Devemos ainda limpar as calhas e trocar areia dos vasos de planta semanalmente, além de preservar os ralos limpos e manter garrafas ou recipientes de boca para baixo”, reforça o gestor.
A diretora do Lacen-MT, Elaine Cristina Oliveira, alerta para a importância de os serviços básicos estarem preparados para o enfrentamento da doença, independentemente do genótipo dela.
“É crucial assegurar que a limpeza urbana, realizada pelas prefeituras, e a limpeza individual, realizada pelos moradores, sejam diárias. É necessário também os municípios manterem a Atenção Básica atenta aos sintomas dos pacientes que chegam no pronto-atendimento”, pontua Elaine.
Sobre a dengue
O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus possui quatro sorotipos e cada um pode ser subdividido em diversas linhagens. O genótipo II, cosmopolita, é uma das seis linhagens do sorotipo 2. A dengue, de modo geral, causa febre e náuseas, desidratação, dor abdominal, exantema (irritação da pele), dor de cabeça, dor retroorbital (dor ao redor dos olhos).
Além da dengue, o Aedes aegypti também é transmissor da Chikungunya e do Zika Vírus.
Notícias dos Poderes
SES realiza ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
A iniciativa foi organizada com objetivo de proteger as gerações presentes e futuras, promovendo a redução do uso do tabaco pela população
26 de Agosto de 2025 as 17h53TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11