Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Prevenção

Nesta quarta-feira tem horário estendido de atendimento nas UBS’s

A ação tem como objetivo a identificação precoce de possíveis alterações que possam causar o câncer de colo de útero

Saúde | 25 de Julho de 2023 as 11h 34min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde informa que nesta quarta-feira (26), as UBS’s terão horário de atendimento estendido. Serão ofertados coleta de preventivo (papanicolau), com atendimento livre demanda, e consulta médica com agendamento, das 18h às 22h.

A ação tem como objetivo a identificação precoce de possíveis alterações que possam causar o câncer de colo de útero. Toda mulher que já iniciou a vida sexual, deve fazer o exame. É importante que a paciente tenha alguns cuidados antes do exame, como: não ter relação sexual dois dias antes; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores aos exames e não pode estar no período menstrual.

Vale ressaltar que as consultas são agendadas de acordo com a programação de cada unidade. Esse atendimento com horário diferenciado, são estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde, para atender a população que durante o horário comercial não conseguem buscar o acompanhamento de saúde. 

O atendimento será ofertado em todas as UBS’s, com exceção das UBS’s da Gleba Mercedes, que estarão fechadas. É necessário apresentação dos documentos pessoais e o cartão SUS para realizar a coleta de preventivo e fazer a consulta. Essa programação especial está sendo realizada toda última quarta-feira de cada mês. 

E terá ainda ação de vacinação para toda família em algumas unidades, onde serão disponibilizados imunizantes de rotina, contra covid-19 e da gripe. Estarão abertas as salas de vacinas das seguintes UBS’s: Nações, Primaveras, Sabrina, São Cristóvão, Boa Esperança, Maria Vindilina II, Botânico e Cidade Jardim.