Todos contra dengue
Mutirão de combate à dengue recolhe 40 caçambas de lixo em menos de um mês
O mutirão de combate a dengue iniciou no último dia 02 de março, e já percorreu seis bairros da cidade
Saúde | 27 de Março de 2023 as 11h 51min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

O mutirão de combate a dengue iniciou no último dia 02 de março, e já percorreu seis bairros da cidade. A ação da Secretaria de Saúde, coordenada pelo Centro de Combate as Endemias, conta com o apoio das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, todos com um único propósito, de combater o mosquito aedes aegypti.
A ação que tem como tema deste ano, “seja um agente em sua Casa”, já possou por seis bairros, começando pelo Sebastião de Matos, Sabrina II e I, Bom Jardim, Menino Jesus e São Cristóvão. Até o momento foram visitados 3.553 imóveis, encontrados 933 focos do mosquito e retiradas 40 caçambas de lixo.
Os bairros contemplados com o mutirão foram definidos por meio dos resultados apontados pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. Os trabalhos seguem até o dia 28 de abril e um total de 18 bairros serão visitados pelos agentes.
O coordenador do Centro de Endemias, Alef de Souza Costa, ressalta a importância desta parceria entre poder público e a população. “O município tem reforçado as visitas, disponibilizado maquinários para eliminar o máximo possível de entulhos dentro das residências, locais onde mais são encontrados os focos criadouros, por isso é importante que cada um seja um agente na sua casa”.
O coordenador destaca ainda, que desde que o mutirão teve início, os dados mostram que de cada 10 casas visitadas, em 3 são encontrados focos do mosquito. “O lixo doméstico se destaca como criadouro, seguindo de vasos de plantas e potes dos animais de estimação. Se cada um fizer a sua parte nós vamos conseguir reduzir esses dados”, finalizou.
Notícias dos Poderes
UCT Sinop está com estoque baixo e convoca população para doações de todas as tipagens
17 de Setembro de 2025 as 12h32Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12