Prevenção
Município faz capacitação para implantar teste rápido de hanseníase nas UBS’s
Os testes estarão disponíveis a partir do próximo mês nas Unidades Básicas de Saúde do município
Saúde | 18 de Agosto de 2023 as 14h 15min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, está capacitando os profissionais da Atenção Primária, para a implantação do teste rápido para diagnóstico de hanseníase. Essa estratégia adotada pelo Ministério da Saúde é uma busca ativa de casos, onde serão testados apenas as pessoas que mantêm contato com pacientes já diagnosticados com a doença.
Os testes estarão disponíveis a partir do próximo mês nas Unidades Básicas de Saúde do município, e serão ofertados às pessoas que tiveram, ou tem contato próximo e prolongado com casos confirmados da doença. O que irá permitir um tratamento célere e adequado, e que deixa de ser transmissível após o início do tratamento.
“A oferta desses insumos para a detecção da doença na rede pública de saúde, vem para somar com o trabalho já realizado no município. Além de aumentar a testagem, precisamos orientar e combater a desinformação e o preconceito, desta doença licenciosa e que tem cura”, enfatizou a secretária de saúde, Daniela Galhardo.
O enfermeiro Márcio Henrique de Souza, responsável pelo treinamento, ressalta que o teste será um apoio no diagnóstico de hanseníase. “Esse teste rápido será feito na Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do SUS, e irá dar apoio para os profissionais, mas não será o fechamento de diagnóstico, pois o diagnóstico da hanseníase é basicamente clínico”, pontuou.
A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, que atinge pele e nervos, porém tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS. Entre os sinais e sintomas estão: diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos); manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, geralmente com alteração de sensibilidade; dor nos nervos; pode ter queda de pelos, dos cílios, sobrancelhas e nos locais das manchas.
Vale ressaltar que o município conta com um Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose, que atende pacientes de Sinop e mais 14 cidades, que fazem parte da região Teles Pires. Sendo por mês, uma média de 600 atendimentos.
Em Sinop atualmente são 430 pacientes que estão tratando a doença. Os atendimentos no Centro ocorrem de segunda a sexta-feira (com exceção dos feriados), das 7h às 13h com agendamento, ou seja, é preciso encaminhamento médico. O centro fica localizado na Rua das Andirobas, nº125, no Setor Comercial.
Notícias dos Poderes
Saúde realiza ações itinerantes de vacinação nesta sexta, sábado e domingo; veja locais e horário
10 de Julho de 2025 as 13h00Terapia celular contra câncer, que Padilha quer no SUS, pode custar R$ 3 milhões a um único paciente
Ministro da Saúde anunciou parceria com Brics para produção do tratamento; custo é alto, mas é o que há de mais promissor contra o câncer.
10 de Julho de 2025 as 10h59Aumento de 157% em plano de saúde é considerado abusivo pela Justiça em Mato Grosso
09 de Julho de 2025 as 13h30Urologista compartilha sete dicas para cuidar dos rins e prevenir doenças
A doença renal crônica pode se desenvolver sem sintomas durante anos, por isso a prevenção é fundamental
08 de Julho de 2025 as 08h10Prefeitura realiza mais de 500 procedimentos cirúrgicos de cataratas em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h41Saúde atinge 4.506 doses aplicadas de vacina contra dengue em Sinop; meta é alcançar 13.459 adolescentes
04 de Julho de 2025 as 11h59Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Anticoncepcional conhecido como
04 de Julho de 2025 as 07h30Acidentes domésticos com crianças crescem 21% nas férias de julho
Dados referem-se a atendimentos no SUS, no período de 2023 e 2024
03 de Julho de 2025 as 07h10