Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 01 de Maio de 2025

Menu

Neste sábado

MT tem mais de 300 na fila por transplante; mutirão fará cadastro de doadores

Evento acontece em Cuiabá como parte da 2ª Jornada Notarial, que visa oferecer aconselhamento jurídico gratuito e incentivar a doação de órgãos

Saúde | 18 de Outubro de 2024 as 16h 37min
Fonte: PNB Online

Foto: Divulgação

Mato Grosso tem 337 pacientes aguardando na fila por um transplante de córnea pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes. O transplante de córnea é o único realizado no estado, e os pacientes que precisam de outros órgãos, como fígado, pâncreas e coração, são encaminhados a outros estados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) do SUS.

Esses pacientes são incluídos nas filas de espera de estados que realizam os respectivos procedimentos. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) cobre os custos de locomoção e oferece ajuda para alimentação e estadia durante o período do tratamento. De acordo com informações obtidas pelo PNB Online via Lei de Acesso à Informação, há pacientes que estão na fila de espera há quase 10 anos, com base em pedidos realizados até junho deste ano.

Com o objetivo de ampliar o número de doadores de órgãos, os Cartórios de Notas de Mato Grosso vão realizar neste sábado (19.10) um mutirão de cadastro para doação de órgãos. O evento acontece das 8h às 14h, na Praça da República, em Cuiabá, como parte da 2ª Jornada Notarial, que visa oferecer aconselhamento jurídico gratuito e incentivar a doação de órgãos.

Durante o mutirão, será possível emitir a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), um documento digital que assegura a vontade do cidadão de ser doador. O processo é simples, gratuito e não exige agendamento prévio. A ação é promovida pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Mato Grosso (CNB/MT), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O presidente do CNB/MT, Edivaldo Semensato, destaca a importância de formalizar a decisão de ser doador. “Tomar a decisão de ser doador de órgãos é um ato de amor capaz de transformar o futuro de muitas pessoas. Ao registrar esse desejo em vida, a família é orientada para que os órgãos sejam doados após o falecimento, trazendo esperança para quem aguarda por um transplante. A AEDO torna esse processo simples, seguro e gratuito”, afirmou.

Desde o lançamento do serviço, já foram emitidas mais de 250 autorizações de doação de órgãos em Mato Grosso. A AEDO, regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do CNJ, pode ser consultada pelo Sistema Nacional de Transplantes com o CPF do falecido. A emissão é gratuita e pode ser feita presencialmente ou pela plataforma digital e-Notariado, neste link.

Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa. Se desejar incluir ou retirar órgãos autorizados para doação, o cidadão deverá revogar a autorização anterior e emitir uma nova. O mutirão também será uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre outros serviços dos cartórios, como testamentos, heranças, e divórcios, que garantem segurança jurídica aos atos pessoais e patrimoniais.

 

Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…