Dengue
MT tem 36 mortes por dengue em 2024 e SES alerta sobre combate ao Aedes aegypti
Dados são de janeiro à novembro deste ano
Saúde | 02 de Dezembro de 2024 as 09h 56min
Fonte: Power Mix

De janeiro até início de novembro 36 pessoas morreram por Dengue e outras 11 por Chikungunya em Mato Grosso. No total, foram registrados 41.738 prováveis casos de dengue, 391 de zika e 20.716 casos de chikungunya. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que faz um alerta devido ao período chuvoso, propenso à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que provocam essas doenças que causam febre e dores no corpo.
Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.
Por isso, as formas mais eficazes de prevenção à comunidade continuam sendo as medidas de higienização e controle de locais públicos e privados.
De acordo com o Ministério da Saúde, a explosão no número de casos aconteceu em todo o Brasil e se deve a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas, além do ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça sobre a necessidade de se combater os focos do mosquito e também sobre a importância da vacinação.
“O primeiro e mais importante passo para prevenir essas doenças é dar fim aos locais que favorecem a proliferação do mosquito, pois 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais. A população não deve deixar água acumulada em locais propícios para a criação do transmissor, ou seja, reservatórios de água, embalagens, latas, tampinhas de garrafa, lixeiras e vasos de planta destampados, que favorecem o acúmulo de água”, pontuou a secretária.
CUIDADOS NECESSÁRIOS
A principal forma de prevenir a dengue é reduzir a infestação do mosquito, inseto responsável por transmitir o vírus causador da doença. Para isso, é fundamental eliminar criadouros do mosquito sempre que possível. A seguir confira algumas recomendações:
Manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito deposite seus ovos nele;
Evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas;
Realizar a limpeza regular da caixa d’água.
E por fim, o uso de repelente também é uma forma de prevenir a picada pelo mosquito transmissor da dengue.
Em casos de suspeita de dengue, o recomendado é não se automedicar, se hidratar, repousar e procurar uma unidade de saúde. Os principais sintomas da dengue são: febre; dor de cabeça; dor no corpo; vermelhidão e manchas na pele; dor atrás dos olhos; náuseas e vômitos e diarreia.
Notícias dos Poderes
Prefeitura de Sinop lança processo seletivo simplificado para médicos clínicos gerais
13 de Novembro de 2025 as 11h35UCT Sinop convoca população para doações de sangue O negativo
13 de Novembro de 2025 as 11h33Como a creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro
Após consolidar seu papel na performance muscular, a creatina passa a ser estudada como potencial aliada do cérebro, mas evidências atuais estão longe de consenso
13 de Novembro de 2025 as 13h45Prefeitura de Sinop promove vacinação antirrábica neste sábado (15) no Residencial Nico Baracat
13 de Novembro de 2025 as 10h21Número de enfermeiros no Brasil cresce 44% em cinco anos
Pandemia de covid-19 aumentou contratação de profissionais
12 de Novembro de 2025 as 10h54Menino que levou pão mofado para escola é diagnosticado com doença comum a marinheiros do século 18
Criança levou “pão mofado e água” para comer na escola e chamou a atenção das professoras
12 de Novembro de 2025 as 07h41Cochilos: quantas horas devem durar e quem deve evitar? Especialista responde
Pablo Ferrero alertou que dormir mal também afeta funcionamento dos órgãos
11 de Novembro de 2025 as 12h46