Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 13 de Junho de 2024

Menu

2,774 mil novos diagnósticos

MT registra mais de 2 mil casos de câncer nos primeiros 5 meses do ano

A doença é a segunda principal causa de mortes no país, ficando atrás somente dos problemas cardiovasculares

Saúde | 03 de Agosto de 2023 as 06h 37min
Fonte: Redação G1-MT

Foto: Prefeitura de Cuiabá/Divulgação

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses), de janeiro a maio de 2023, foram registrados mais de 2,774 mil novos diagnósticos de câncer em Mato Grosso. A doença é a segunda principal causa de mortes no país, ficando atrás somente dos problemas cardiovasculares.

De acordo com o médico oncologista, Airton Rossini, o diagnóstico precoce facilita o tratamento da doença e aumenta as chances de cura.

Os atendimentos para pacientes com esse diagnóstico ocorre em unidades de assistência de alta complexidade em oncologia. No estado, o tratamento é oferecido nos municípios de Sinop, Rondonópolis e na capital.

O Hospital do Câncer de Mato Grosso, localizado em Cuiabá, é uma unidade de referência no tratamento contra o câncer no estado. Segundo o diretor do hospital, Rafael Sodré, em 2022 foram realizados mais de 155 mil atendimentos.

Além disso, ele relatou que foram feitas 27 mil sessões de radioterapia, mais de 80 mil sessões de quimioterapia e mais de 4,500 cirurgias.

De acordo com Rafael, o Hospital do Câncer de MT está apto para disputar entre os maiores do país.