Tipos O- e A-
MT Hemocentro alerta para baixa nos estoques de bolsas de sangue e convoca doadores
Saúde | 06 de Janeiro de 2026 as 13h 38min
Fonte: Secom -MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, alerta para baixa nos estoques de bolsas de sangue dos tipos O- e A-. A sede da unidade está localizada na Rua 13 de Junho, 1055, Centro Sul, e a coleta de sangue é feita regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço.
O diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, reforça a importância de iniciar o ano com um gesto de solidariedade: a doação de sangue. “Convidamos a comunidade a colaborar com nossos estoques, que precisam de todos os tipos sanguíneos, com atenção especial aos tipos O- e A-”, destacou.
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
Notícias dos Poderes
MT Hemocentro recebeu mais de 19 mil doações de sangue em 2025
Unidade é referência para pacientes com patologias do sangue e oferta tratamento para 3.309 pacientes em Mato Grosso
10 de Janeiro de 2026 as 12h51Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários
Meta é impedir entrada de agentes causadores de doenças e praga
09 de Janeiro de 2026 as 13h21Justiça determina que SUS forneça remédio para tratar câncer raro
Milotano é indicado para pacientes com carcinoma adrenocortical
09 de Janeiro de 2026 as 10h36Anvisa libera novo medicamento para fase inicial do Alzheimer
Remédio é produzido com o anticorpo lecanemabe
08 de Janeiro de 2026 as 09h33Hospital Regional de Sinop realizou 4.469 cirurgias em 2025
Unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde também realizou 8.370 exames de janeiro a novembro de 2025
06 de Janeiro de 2026 as 08h55SES recebe reconhecimento por luta contra o sarampo
Secretaria é parabenizada pela resposta rápida adotada para o enfrentamento da doença
28 de Dezembro de 2025 as 12h35Quatro pesquisas de 2025 que podem transformar o cuidado em saúde
Estudos publicados neste ano revelam avanços na medicina que vão de rins de porco sendo usados em transplantes a remédios totalmente criados por IA
18 de Dezembro de 2025 as 14h05Cientistas descobrem ‘gatilho’ para caos genético que torna o câncer mais agressivo
Pesquisa publicada na revista Science identifica uma enzima que fragmenta cromossomos de forma abrupta, acelerando a evolução do tumor e dificultando o tratamento.
16 de Dezembro de 2025 as 09h40