Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Alerta

MT está perto de bater 5 mil casos de dengue só em 2024

Casos de chikungunya também chamam a atenção e já ultrapassaram mil confirmados no Estado

Saúde | 20 de Fevereiro de 2024 as 14h 03min
Fonte: Mídia News

Foto: Reprodução

Em meio ao surto de dengue no Brasil, Mato Grosso já registrou até agora 4.973 casos prováveis da doença em 2024. Desse total, 3.381 já foram confirmados e 1.592 ainda são suspeitos.

Além disso, já são duas mortes confirmadas e outras duas mortes suspeitas estão em investigação no Estado. Os dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Ministério da Saúde.

O Ministério divulgou na última sexta-feira (16) que o Brasil registrou 555.583 casos prováveis de dengue, com 94 mortes confirmadas.

Junto do surto de dengue, outra doença também apresenta crescimento e preocupa as autoridades: a chikungunya.

Neste ano, já foram registrados 1.048 casos em Mato Grosso. Ninguém morreu.

No último dia 9, a Prefeitura de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) decretou situação de emergência por conta do número de casos de dengue e chikungunya na cidade.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município, até o dia 8 de fevereiro a cidade já tinha 766 registros de dengue e 555 de chikungunya só em 2024.

 

Como se proteger

A dengue e a chikungunya são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a melhor forma de evitar a transmissão é combater sua proliferação.

Eliminar possíveis locais de armazenamento de água, manter a caixa d'água fechada e encher até a borda os pratos das plantas com areia são medidas importantes.

Além disso, colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água e manter as calhas limpas são recomendações dos especialistas, além do uso pessoal de repelente.

 

Quais os sintomas da dengue

Os sintomas mais comuns são: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Se sentir qualquer um desses sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde e evite fazer o uso de medicamentos por conta própria.