Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 15 de Julho de 2024

Menu

Momento de atenção

MT apresenta tendência de aumento no número de casos de dengue

Em Várzea Grande, aumento de casos de dengue ultrapassa os 56% com relação ao ano passado

Saúde | 02 de Maio de 2024 as 07h 26min
Fonte: PNB Online

Foto: Reprodução

Neste momento, Mato Grosso apresenta tendência de aumento da incidência de casos de dengue. Apenas outros quatro estados brasileiros estão no mesmo quadro. Os dados foram atualizados, nesta terça-feira (30), pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista coletiva a jornalistas.O ministério destacou que 21 estados brasileiros e o Distrito Federal apresentam tendência de queda ou de estabilidade no momento.

Sinalizam queda ou controle: Alagoas; Amazonas; Acre; Amapá; Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rondônia; Roraima; Santa Catarina e São Paulo. Sinalizam aumento: Mato Grosso, Ceará, Pará, Sergipe e Tocantins.

Cuiabá encontra-se no momento em alerta amarelo, o que requer atenção, conforme o Ministério da Saúde. Esse ano, até a última semana, 1158 casos de dengue foram registrados na capital. No ano passado, até essa semana, 967 tinham sido registrados. Na vizinha Várzea Grande, a situação é mais delicada, com um aumento de mais de 56% com relação ao ano de 2023. Esse ano, até essa semana, 928 casos de dengue foram registrados. No ano passado, até essa semana, 592 tinham sido registrados.

Na entrevista, a secretária destacou esforços do Ministério da Saúde na busca da redução das mortes por dengue e outras arboviroses. Um plano para redução dos óbitos está sendo construído e contará com a contribuição de especialistas. Até o momento, o país registra 4,1 milhões de casos prováveis da doença, sendo 44,7 mil graves e de sinal de alarme. Os óbitos totalizam 2 mil.

 

Vacinas contra a dengue

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recebeu, na segunda-feira (29.04), mais de 32 mil doses da vacina contra a dengue, que serão liberadas e distribuídas nesta quinta-feira (02.05) aos 35 municípios mato-grossenses selecionados pelo Ministério da Saúde.

As doses só serão liberadas após uma reunião orientativa e de alinhamento entre equipes técnicas do órgão federal e da SES. A expectativa é de que o Estado receba mais 99 mil doses nas próximas semanas.

“Pedimos aos pais que residem nos 35 municípios elencados pelo Ministério da Saúde que levem as crianças de 10 a 14 anos para vacinar, pois esse é o público que deve tomar a vacina agora. E o principal: não deixem de tomar os cuidados contra o mosquito da dengue, pois cerca de 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais”, enfatizou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.