Atendimento prejudicado
MPF investiga falta de servidores do INSS em 5 cidades de MT
Saúde | 08 de Dezembro de 2025 as 07h 30min
Fonte: Gazeta Digital

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da procuradora da República Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko, instaurou um inquérito civil para apurar falhas na prestação de serviço público federal na Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Cáceres. A quantidade de servidores seria insuficiente para atender a população cacerense e de outros 4 municípios como Rio Branco, Salto do Céu, Lambari D’Oeste, Curvelândia e Rondolândia.
Segundo o MPF, uma denúncia recebida pelo órgão corroborada com informação da Ouvidoria do INSS, indicando possíveis falhas na prestação do serviço público da Agência do INSS, em razão do baixo número de funcionários para atendimento.
O MPF ainda ressaltou que os elementos já reunidos indicam a necessidade de ampliar as investigações para definir se serão necessárias medidas judiciais ou extrajudiciais para resolver o problema. A complexidade do caso e o esgotamento do prazo do procedimento preparatório também motivaram a abertura do inquérito.
“Considerando que os elementos de prova até então colhidos apontam para a necessidade de maior aprofundamento das investigações, com vistas à correta adoção de providências judiciais ou extrajudiciais. Por derradeiro, considerando a complexidade para solução do objeto do caderno apurador, bem como o esgotamento de seu prazo, conforme determina o § 4º do artigo 4º da Resolução nº 87/2006 do Conselho Superior do Ministério Público Federal; resolve converter o Procedimento Preparatório em inquérito civil para apurar a possível falha na prestação de serviço público federal na Agência do INSS em Cáceres”, diz trecho da portaria.
A procuradoria determinou que a 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF seja informada sobre a conversão do procedimento, conforme previsto na legislação que rege a instituição.
Notícias dos Poderes
Coletas de exames nos CIA’s Jacarandás, André Maggi e Umuarama serão suspensas na quinta-feira (11)
08 de Dezembro de 2025 as 14h40Estado registra 500 mortes por Aids em apenas três anos
08 de Dezembro de 2025 as 07h16SES distribui 15 mil vacinas contra vírus sincicial respiratório para municípios
Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação
08 de Dezembro de 2025 as 07h18Hospital Central do Estado recebe equipamento para execução de cirurgias robóticas
Sistema Da Vinci XI possibilitará procedimentos de robótica em cirurgia geral, coloproctologia, aparelho digestivo, urologia, cirurgia oncológica, ginecologia e cirurgia pediátrica
05 de Dezembro de 2025 as 08h20Vai viajar nas férias? Não se esqueça de incluir vacinas no checklist de viagem
Aumento nos casos de sarampo no mundo reforça a importância de conferir a caderneta de vacinação. Veja quais doses tomar, de acordo com seu destino
05 de Dezembro de 2025 as 13h33Mortes por malária voltam a subir, e OMS alerta para resistência a medicamentos
Relatório anual aponta 610 mil mortes e 282 milhões de casos; agência destaca avanços na vacinação
05 de Dezembro de 2025 as 12h31Prefeitura de Sinop abre UCT neste sábado (6) para reforçar estoque de sangue
04 de Dezembro de 2025 as 17h45Epidemia silenciosa: doença renal crônica é a 9ª causa de morte no mundo
É o que mostra estudo publicado na revista científica The Lancet, que analisou dados de 204 países, incluindo o Brasil
04 de Dezembro de 2025 as 10h58