Nova variante
Ministério da Saúde recebe de MT primeira notificação de nova subvariante da Covid-19 no Brasil
Quatro pacientes em Mato Grosso testaram positivo para a nova subvariante, identificada como JN 2.5. Um deles, que tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, morreu
Saúde | 23 de Janeiro de 2024 as 16h 53min
Fonte: Redação G1-MT

Uma nova subavariante da Covid-19, chamada JN 2.5, foi identificada em Mato Grosso. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), quatro pessoas testaram positivo para a doença e foram hospitalizadas. Esse é o primeiro caso notificado ao Ministério da Saúde.
"O Ministério da Saúde ressalta que o surgimento de novas variantes, como a JN.2.5, é um fenômeno monitorado pela Pasta. [...] A vacinação segue como o principal meio de proteção contra os casos mais graves da doença com atualização das doses de reforço indicadas para cada faixa etária e que os imunizantes disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra todas as variantes que circulam no país atualmente", diz o MS em comunicado.
A secretaria informou que, entre os dias 16 e 18 de janeiro deste ano, uma pesquisa do Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde mostrou que quatro mulheres tiveram o exame positivo para nova cepa.
Três das pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar com acompanhamento da Vigilância Municipal, informou a SES.
Já a quarta paciente tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e morreu. No entanto, a equipe de Vigilância da SES ainda investiga o caso e não soube informar se a causa da morte foi pela Covid.
"Com essa identificação, Mato Grosso pôde avisar todos os estados do Brasil, já que nenhum estado tinha identificado essa variante. Então, a partir de agora, o Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde (Lacen) informa toda rede de laboratórios do Brasil, e os laboratórios passam a monitorar", disse a superintendente de vigilância em saúde da SES, Alessandra Moraes.
Ainda de acordo com a SES, além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.
A pesquisa
Conforme relatório da pesquisa, foram selecionadas e sequenciadas 15 amostras positivas para Covid-19, nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Do total, quatro foram identificadas com a nova subvariante.
As demais apontam para as cepas JD.1.1, JD.1.1.1, GK.1.1, JN.1, JN.1.1 e JN.1.3, ou seja, 100% de variantes Ômicron, segundo a SES.
A partir das informações coletadas na pesquisa, a Vigilância em Saúde e o Lacen tentam compreender o caminho percorrido para que a nova subvariante chegasse até Mato Grosso, bem como acompanham as pessoas que foram acometidas pela doença.
Orientação
A secretaria orienta a população a não entrar em pânico, mas tomar cuidado, fazendo o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%.
Além disso, a SES também orienta a vacinação contra o coronavírus, pois, somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença.
Notícias dos Poderes
Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11