Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 28 de Novembro de 2025

Menu

Vírus respiratório

Ministério da Saúde inclui vacina inédita contra bronquiolite no SUS e distribui 15,5 mil doses a MT

Ministério da Saúde fecha compra de 1,8 milhão de doses contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório)

Saúde | 27 de Novembro de 2025 as 15h 30min
Fonte: Unica News

Foto: Reprodução

O Estado de Mato Grosso vai receber o primeiro lote da nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal causador da bronquiolite em crianças. As doses começam a ser distribuidas na próxima semana e o estado está na lista para receber 15.580 doses iniciais.

O Ministério da Saúde (MS) confirmou a aquisição de 1,8 milhão de doses, com um investimento total de R$ 1,17 bilhão, anunciado nessa terça-feira (25) pelo ministro Alexandre Padilha. A meta é que a vacinação seja realizada em todo o mês de dezembro.

A nova vacina foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação e será aplicada em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A proteção é transferida da mãe para o bebê ainda durante a gestação, com o objetivo de proteger os recém-nascidos nos seus primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade.

A oferta no Sistema Único de Saúde (SUS) representa um acesso crucial para a população de Mato Grosso, já que na rede particular a dose do imunizante pode custar até R$ 1,5 mil. A meta nacional é vacinar pelo menos 80% do público-alvo.

Público-alvo em MT

- Todas as gestantes a partir da 28ª semana

Dose única a cada nova gestação.

Estudos clínicos (Estudo Matisse) comprovaram uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves por VSR nos bebês nos primeiros três meses após o nascimento.

O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. No Brasil, a maior concentração de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – 82,5% do total – ocorreu em menores de dois anos, tornando a vacina uma ferramenta vital de saúde pública.

O ministro Alexandre Padilha destacou que a distribuição em dezembro é um passo rápido. Além disso, o MS assinou um acordo de transferência de tecnologia com o Instituto Butantan e o laboratório produtor. Isso garantirá que o Brasil passe a fabricar o imunizante, assegurando a autonomia e o acesso contínuo à proteção contra o VSR.

Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mato Grosso, as equipes de saúde orientam as gestantes a aproveitarem a visita para verificar e atualizar outras vacinas importantes, como as da influenza e da covid-19, que podem ser administradas simultaneamente.