Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 09 de Maio de 2025

Menu

Sinop

‘‘Meta é transformar o que é ‘bico’ em empresas’’, diz Pedrinho

Papel da Secretaria de Desenvolvimento Econômico será estimular os micro e pequenos negócios

Saúde | 25 de Fevereiro de 2025 as 15h 43min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assecom

O foco de atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop a partir de agora será dar suporte para os micro e pequenos negócios que afloram no município. A afirmação é do novo secretário no comando da pasta, José Pedro Serafini, o Pedrinho. A correção de rota nas prioridades da secretaria vão de encontro com a vocação economica da cidade e as políticas públicas implementadas nesse segmento pelo Estado e União.

Conforme Pedrinho o esforço será para ajudar a transformar atividades econômicas que operam na informalidade - os famosos bicos - em empresas. Uma vez que esse empreendedor ou trabalhador esteja atuando com um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), aumentam suas chances de obter crédito e, consequentemente investir no negócio. "Não é apenas uma questão de tirar o negócio da informalidade. O foco não é o imposto. O objetivo é promover uma injeção de recursos financeiros nesses micronegócios, o que vai acabar impactando toda a economia local, em um efeito cascata", sintetiza Pedrinho.

O trabalho agora é fazer chegar a mensagem da secretaria para os micro e pequenos empreendedores. O jardineiro, a doceira, o barbeiro, a manicure... esses profissionais que trabalham por sua conta, poderão contar com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento. "Temos uma equipe com pessoas que vão ajudar esses pequenos empreendedores a lidar com a burocracia", ressalta Pedrinho.

E qual é a vantagem? Dinheiro barato. Segundo o secretário, esses microempreendedores podem ter acesso ao Desenvolve MT, uma agência de crédito ao empreendedor do Estado que trabalha com linhas de financiamento de R$ 5 mil a R$ 1,5 milhão por CNPJ. Com taxas de juros de 1% ao mês, prazo de até 90 meses para abater a dívida e de 6 meses para começar a pagar, esse é um dinheiro muito mais "barato" que o oferecido pelos bancos convencionais. E que pode ficar ainda mais barato. Pagando em dia, o empreendedor recebe um desconto de 20% nos juros. "No futuro, a ambição da Secretaria é viabilizar um banco municipal do povo, que ofereça crédito aos micro e pequenos empresários locais", revelou o secretário.

Os recursos do Desenvolve MT podem ser usados para obras civis, compra de máquinas e equipamentos, ampliação dos negócios e capital de giro. Vale tanto para negócios urbanos como rurais.

Para além do dinheiro, que pode representar um ponto de virada em pequenos negócios, a secretaria também se prepara para orientar esse crescimento. Assessorias e consultorias com instrução comercial e financeira são oferecidas em parceria com o Sebrae. A pasta também está pronta para dar assistência aos empreendedores afim de que alcancem seus direitos previdenciários.

Segundo Pedrinho, a secretaria também irá começar a organizar neste ano um trabalho de treinamento para empresas participarem de licitações públicas. Essa ação será tanto para as pequenas, como para médias e grandes empresas da cidade. O objetivo é que haja mais participação local nas compras feitas pela prefeitura de Sinop e também das cidades vizinhas. "Queremos preparar e dar condição para empresas de nossa cidade fornecerem produtos e serviços para o poder público. É uma boa fonte de renda, as prefeituras são grandes compradores e esse dinheiro pode ficar nas empresas de nossa cidade", frisou Pedrinho.

No Brasil, cerca de 93% das empresas ativas são micro ou pequenas. Estima-se que esse percentual seja ainda maior em Sinop. Além dessa enorme fatia, a Secretaria municipal acredita que muitos outros negócios que impactam na economia local, nos bairros e pequenos círculos sociais, sequer estejam registrados. Por isso a meta é fazer o "negócio improvisado" ou que está no começo, se tornar uma empresa de verdade.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop fica na Rua das Avencas, nº 1944, Centro. É possível entrar em contato pelos telefones (66) 3520-7585 e (66) 9.9648-3174 (whats e ligação), ou pelo e-mail sedec@sinop.mt.gov.br.