Decisão do STF
Medicamentos terão redução de preço neste mês com mudança de imposto
Serão impactados 3.181 itens como produtos novos, genéricos, similares, biológicos, fitoterápicos e terapia avançada
Saúde | 08 de Outubro de 2024 as 09h 58min
Fonte: Noticias R7
Vários medicamentos terão redução de até 3,45% nos preços de fábrica e de até 2,59% nos preços ao consumidor a partir deste mês de outubro. A medida atende a uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que mudou a cobrança de impostos, com a desoneração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins para os remédios.
A lista com os novos preços dos medicamentos ainda será publicada neste mês pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), órgão interministerial responsável pela regulação do segmento.
São 3.181 produtos que terão mudança no valor, o que equivale a 36% do total da lista da CMED, incluindo medicamentos novos, genéricos, similares, biológicos, fitoterápicos e produtos de terapia avançada.
A nova regra foi publicada em resolução da CMED em agosto e entrou em vigor em setembro. No entanto, os novos valores só serão divulgados neste mês.
Mudança
O STF definiu a necessidade de desoneração do ICMS da base de cálculo para fins de incidência do PIS/Pasep e da Cofins. Assim, a aplicação da decisão altera a forma de obtenção dos fatores de composição do PF (Preço Fábrica) e do PMC (Preço Máximo ao Consumidor).
A decisão provocou a alteração da tabela de preços dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro. As alterações nos fatores de conversão de preços referem-se apenas aos ajustes necessários à desoneração do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins.
As entidades que representam a cadeia produtiva, varejista e de distribuição de medicamentos criticaram a mudança e pediram a prorrogação da vigência da resolução para 31 de março de 2025.
O último reajuste dos medicamentos de até 4,5% pelos fabricantes foi em 31 de março. O percentual foi definido pelo conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos com cálculo baseado no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de março de 2023 a fevereiro de 2024. Os produtos farmacêuticos acumulam alta de 6% nos últimos 12 meses, segundo o IPCA.
Notícias dos Poderes
STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais
14 de Novembro de 2024 as 07h31SES contrata nova empresa para UTI pediátrica do Hospital Regional de Sinop
Contrato com a Noroeste Serviços Médicos terá vigência a partir desta quinta-feira (14.11), quando iniciará o procedimento de transição entre empresas
13 de Novembro de 2024 as 17h33Atendimentos na UTI Infantil estão suspensos por 10 dias
Tempo é para que a Secretaria de Saúde conclua a contratação de uma nova empresa
12 de Novembro de 2024 as 10h36Mortes de idosos por queda aumentam quase 60% em 10 anos; veja cuidados
Envelhecimento causa perda da força muscular, que favorece quedas, mas mudanças de hábito podem evitar esse tipo de episódio
11 de Novembro de 2024 as 14h30MT registra aumento na cobertura vacinal de 9 dos 16 principais imunizantes infantis
11 de Novembro de 2024 as 07h12Onze municípios de MT superam média nacional e recebem selo por avanço na vacinação, educação e segurança
Municípios mato-grossenses apresentaram avanços significativos em áreas essenciais para a infância, superando as médias nacionais
08 de Novembro de 2024 as 12h05Obras na nova UBS Menino Jesus entram na fase final
07 de Novembro de 2024 as 11h04MT Hemocentro realizará coleta de sangue neste sábado (09)
Ação tem como objetivo facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer em dias da semana
06 de Novembro de 2024 as 15h13