Saúde da mulher
Médica do MT Saúde orienta mulheres a não abandonarem os exames de rotina mesmo durante a pandemia
Adiar consultas com o ginecologista pode atrasar diagnósticos e início de um possível tratamento
Saúde | 15 de Junho de 2021 as 16h 12min
Fonte: Mato Grosso Saúde

Há mais de um ano o mundo sofre com os graves efeitos da Covid-19. Além dos impactos na saúde e na economia, as pessoas estão tendo que lidar com os desafios da nova rotina gerada pelo isolamento social. Neste cenário, muitas mulheres acabaram acumulando um número ainda maior de funções e negligenciando sua própria saúde. O alerta é da patologista e pediatra Natasha Slhessarenko, credenciada ao Mato Grosso Saúde pela Clínica Vida.
“Apesar do cuidado com a saúde ser fundamental, com tantas atividades, muitas mulheres estão deixando a rotina médica de lado. Então, é importante lembrar que a ida ao ginecologista deve ser realizada anualmente para os exames preventivos e também exames de sangue de rotina”, explica.
De acordo com a Dra. Natasha Slhessareko, são esses exames de rotina que detectam condições como anemia e falta de minerais de suma importância para o sistema imunológico, a exemplo do zinco e da vitamina D. Essas deficiências comprometem diretamente a imunidade, que precisa ter atenção redobrada em tempos de coronavírus.
Além disso, adiar consultas com o ginecologista pode retardar diagnósticos e deixar para depois o início de um possível tratamento. De acordo com os protocolos, o ideal é que exames como o preventivo, ultrassonografia mamária, abdômen total e transvaginal sejam feitos anualmente.
“Também é fundamental para a saúde da mulher fazer, a partir dos 50 anos, o exame de densitometria óssea, pois ocorre perda de massa dos ossos com a menopausa e há maior risco de ocorrência da osteoporose”, informa.
A telemedicina, ofertada por vários médicos credenciados ao Mato Grosso Saúde, é uma alternativa para as mulheres manterem os cuidados com a saúde, mesmo em meio à correria diária e ainda em isolamento social. Por meio da tecnologia, é possível agendar consultas, receber atendimento e marcar exames.
Estatística
Um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas Mulheres – entidade internacional voltada à defesa de igualdade de gênero – destacou que elas, além de estarem mais expostas ao vírus por representarem 70% dos profissionais da área de saúde no mundo, estão sendo mais sobrecarregadas com tarefas domésticas e cuidados com outros membros da família.
Segundo uma pesquisa realizada por Gênero e Número e SOF (Sempreviva Organização Feminista), 50% das mulheres brasileiras passaram a realizar atividades de cuidado de uma criança ou de um idoso, durante a pandemia.
Notícias dos Poderes
Prefeitura e Refeccs promovem Show do Bem para arrecadar fundos para o HC de MT
07 de Novembro de 2025 as 10h04Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos
Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura
05 de Novembro de 2025 as 09h15Prefeitura de Sinop inicia atendimentos pré-cirúrgicos vasculares no novo CEM
03 de Novembro de 2025 as 16h29Com equipe 100% de MT, SES realiza 13ª captação de múltiplos órgãos deste ano
Foram captados um fígado, dois rins e uma córnea em Cuiabá; equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos
04 de Novembro de 2025 as 08h36Seu CEP pode influenciar seu risco de desenvolver Alzheimer e demência
Estudo nos EUA revela que desigualdades sociais e ambientais nos bairros afetam a saúde cerebral e aumentam o risco de Alzheimer
03 de Novembro de 2025 as 13h20Acesso fácil e desinformação: o que explica o aumento de envenenamentos no Brasil
Entre 2015 e 2024, SUS registrou mais de 45 mil atendimentos provocados por intoxicação proposital ou acidental
03 de Novembro de 2025 as 09h14Esmalte em gel causa câncer? Veja produtos proibidos pela Anvisa
Duas substâncias foram proibidas em nova decisão da Anvisa
31 de Outubro de 2025 as 08h18Macaco com hepatite, herpes e Covid-19 foge após acidente e alarma autoridades nos EUA: 'Não toquem'
Cinco animais foram sacrificados no local, no Mississippi, por motivo de segurança
30 de Outubro de 2025 as 07h35