Saúde da mulher
Médica do MT Saúde orienta mulheres a não abandonarem os exames de rotina mesmo durante a pandemia
Adiar consultas com o ginecologista pode atrasar diagnósticos e início de um possível tratamento
Saúde | 15 de Junho de 2021 as 16h 12min
Fonte: Mato Grosso Saúde

Há mais de um ano o mundo sofre com os graves efeitos da Covid-19. Além dos impactos na saúde e na economia, as pessoas estão tendo que lidar com os desafios da nova rotina gerada pelo isolamento social. Neste cenário, muitas mulheres acabaram acumulando um número ainda maior de funções e negligenciando sua própria saúde. O alerta é da patologista e pediatra Natasha Slhessarenko, credenciada ao Mato Grosso Saúde pela Clínica Vida.
“Apesar do cuidado com a saúde ser fundamental, com tantas atividades, muitas mulheres estão deixando a rotina médica de lado. Então, é importante lembrar que a ida ao ginecologista deve ser realizada anualmente para os exames preventivos e também exames de sangue de rotina”, explica.
De acordo com a Dra. Natasha Slhessareko, são esses exames de rotina que detectam condições como anemia e falta de minerais de suma importância para o sistema imunológico, a exemplo do zinco e da vitamina D. Essas deficiências comprometem diretamente a imunidade, que precisa ter atenção redobrada em tempos de coronavírus.
Além disso, adiar consultas com o ginecologista pode retardar diagnósticos e deixar para depois o início de um possível tratamento. De acordo com os protocolos, o ideal é que exames como o preventivo, ultrassonografia mamária, abdômen total e transvaginal sejam feitos anualmente.
“Também é fundamental para a saúde da mulher fazer, a partir dos 50 anos, o exame de densitometria óssea, pois ocorre perda de massa dos ossos com a menopausa e há maior risco de ocorrência da osteoporose”, informa.
A telemedicina, ofertada por vários médicos credenciados ao Mato Grosso Saúde, é uma alternativa para as mulheres manterem os cuidados com a saúde, mesmo em meio à correria diária e ainda em isolamento social. Por meio da tecnologia, é possível agendar consultas, receber atendimento e marcar exames.
Estatística
Um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas Mulheres – entidade internacional voltada à defesa de igualdade de gênero – destacou que elas, além de estarem mais expostas ao vírus por representarem 70% dos profissionais da área de saúde no mundo, estão sendo mais sobrecarregadas com tarefas domésticas e cuidados com outros membros da família.
Segundo uma pesquisa realizada por Gênero e Número e SOF (Sempreviva Organização Feminista), 50% das mulheres brasileiras passaram a realizar atividades de cuidado de uma criança ou de um idoso, durante a pandemia.
Notícias dos Poderes
Ministério da Saúde altera fluxo de atendimento do CRASM a partir de hoje (01/07/2025), veja como será
01 de Julho de 2025 as 17h14Vacina contra gripe está liberada, a partir de hoje (01), para toda população acima de 6 meses
01 de Julho de 2025 as 09h47Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
30 de Junho de 2025 as 12h48Horário estendido da UCT é sucesso e conquista mais de 40 doações em 5h
Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana
30 de Junho de 2025 as 11h20Prefeitura e UFMT inauguram Unidade de Autoteste de HIV para comunidade acadêmica
29 de Junho de 2025 as 14h16UCT Sinop abre amanhã (28) em atendimento estendido para coleta de sangue
27 de Junho de 2025 as 13h11Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso recebem projeto de saúde mental
Projeto cultural de pesquisa e prática sobre a relação entre saúde e arte leva cuidado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e servidores dos hospitais
26 de Junho de 2025 as 12h42