Nesta sexta-feira (25)
Mato Grosso recebeu 37,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19
SES realizará a distribuição dos imunizantes a partir da próxima semana, conforme as solicitações feitas pelos municípios
Saúde | 25 de Outubro de 2024 as 15h 34min
Fonte: Ana Lazarini - SES-MT

Mato Grosso recebeu 37.800 doses da vacina contra a Covid-19 Spikevax, do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (25.10). A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizará a distribuição dos imunizantes a partir da próxima semana, conforme as solicitações feitas pelos municípios.
O secretário Juliano Melo destacou que a vacina contra a Covid-19 é essencial para a manutenção da imunização da população. “Estávamos desabastecidos desta vacina e agora é o momento de os municípios intensificarem a vacinação contra a Covid-19, sobretudo nos públicos prioritários, como crianças, idosos e imunossuprimidos”, disse.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Marlene Barros, explicou que o Estado distribui as doses para os 16 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso levando em consideração os quantitativos solicitados pelos próprios municípios.
“Com o recebimento dessas novas doses, iremos trabalhar intensamente para distribuir os quantitativos já na próxima semana. Nós enviamos as doses para os Escritórios Regionais, já com as quantidades pré-definidas por município, conforme o que foi solicitado pelas próprias gestões municipais. Desta forma, evitamos que alguns municípios tenham muitas doses em estoque, enquanto outros tenham a falta”, esclareceu.
A vacina Spikevax é da farmacêutica Moderna. Ela é monovalente, ou seja, protege contra uma variante, a XBB 1.5, e está disponível para a imunização de crianças e adultos.
São considerados públicos prioritários para a vacinação contra a Covid-19 as crianças entre seis meses a 5 anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas de 5 anos ou mais, indígenas, quilombolas e ribeirinhos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, pessoas em instituições de longa permanência, portadores de comorbidades, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Notícias dos Poderes
Atendimento social em Sinop começa pelo CRAS do seu território; confira serviços
05 de Fevereiro de 2026 as 14h53Prefeitura de Sinop retoma vacinação antirrábica no Centro de Endemias nesta quinta-feira (5)
05 de Fevereiro de 2026 as 14h52Ministro anuncia mais 40 novas vagas de medicina em MT e rigor na fiscalização dos cursos
04 de Fevereiro de 2026 as 17h08Desigualdade regional agrava mortalidade por câncer no Norte e Nordeste do Brasil
Estudo publicado na 'The Lancet' revela que, enquanto o risco de morte caiu 40% entre homens brancos no Sudeste, os óbitos por câncer cresceram entre mulheres e populações do Norte e Nordeste
05 de Fevereiro de 2026 as 09h03Vacina contra o HIV induz anticorpos neutralizantes com dose única em testes
Normalmente, os protocolos de vacinação contra o HIV exigem múltiplas injeções para começar a observar alguma neutralização
05 de Fevereiro de 2026 as 10h00MT Hemocentro divulga o calendário de coletas para fevereiro
Campanhas internas e externas serão realizadas em Alto Taquari, Chapada dos Guimarães, Cuiabá e Pedra Preta para atender os doadores
04 de Fevereiro de 2026 as 08h39Prefeitura de Sinop inaugura amanhã (04) o Núcleo Avançado de Atendimento
03 de Fevereiro de 2026 as 15h18Cuiabá passa a oferecer chip anticoncepcional pelo SUS
O implante, conhecido como Implanon, utiliza etonogestrel e é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, com duração de até três anos
03 de Fevereiro de 2026 as 10h59