Localidade vulneráveis
Mais Médicos abre 89 vagas em Mato Grosso em mais de 50 municípios
A iniciativa busca ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando regiões com menor proporção de médicos por habitante
Saúde | 08 de Maio de 2025 as 07h 41min
Fonte: PNB Online

O novo edital do programa Mais Médicos prevê 89 vagas para atuação em 53 localidades de Mato Grosso. As inscrições estão abertas até 8 de maio, neste link, e fazem parte de uma chamada nacional que oferece 3.174 oportunidades em todas as unidades da federação. A iniciativa busca ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando regiões com menor proporção de médicos por habitante.
No estado, 80 vagas serão distribuídas em 51 municípios e outras nove em dois Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs): Araguaia e Cuiabá. Mais da metade das oportunidades está destinada a áreas classificadas como de média, alta ou muito alta vulnerabilidade social, segundo o Ministério da Saúde. Sinop lidera a lista de municípios mato-grossenses, com sete vagas.
A distribuição considera dados da nova edição do estudo Demografia Médica 2025, que apontam desigualdades na presença de profissionais da saúde em diferentes regiões. Nacionalmente, o Nordeste concentra o maior número de vagas (1.105), seguido pelo Sudeste (945) e o Norte (397).
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os médicos do programa reforçam as equipes de Saúde da Família, porta de entrada do SUS, e sua atuação contribui para acelerar o acesso a consultas especializadas e exames.
As oportunidades se dividem entre três perfis: médicos com CRM no Brasil, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros. Estes dois últimos grupos precisam passar por um módulo de acolhimento e avaliação antes de iniciar os atendimentos.
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 24,9 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios, cobrindo 77% do território nacional. O objetivo é chegar a 28 mil médicos. Em Mato Grosso, além de Sinop, Tangará da Serra e Chapada dos Guimarães também terão seis vagas cada. Outros 48 municípios receberão entre uma e três vagas.
O programa ainda prevê a formação continuada dos profissionais, com ofertas de especialização e pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30