Estatísticas
Mais de 60% dos partos são cesáreas em Mato Grosso
Saúde | 11 de Março de 2020 as 08h 41min
Fonte: G1

Mais da metade dos partos registrados em Mato Grosso são cesáreas. A recomendação do Ministério da Saúde é de que a proporção das cesarianas em relação ao total de partos seja de, no máximo, 30%.
De acordo com a Secretaria de Saúde Estadual (SES), em 2019 a relação entre partos normais e partos cesáreas em Mato Grosso foi de 39% e 61%, respectivamente.
Esse número está bem longe da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz a necessidade de cesarianas é de 15% a 20% do total.
Em Cuiabá, o número de cesáreas também é alto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de 29 mil partos realizados em 2019 na capital, mais de 15 mil foram cesarianas, o que corresponde a 52%.
A OMS estabelece padrões de atendimentos para reduzir intervenções médicas desnecessária e para que as equipes médicas e de enfermagem só interfiram para acelerar o trabalho de parto de uma mulher se existir riscos reais de complicações.
Na recomendação sobre nascimentos e partos da OMS, emitida em 2018, a OMS pediu a eliminação da referência à dilatação cervical de um centímetro por hora e enfatizou que uma taxa de dilatação mais lenta por si só não deve servir de indicação para acelerar o parto ou o nascimento.
Isso porque, até então, muitas vezes, as mulheres recebem oxitocina para acelerar o trabalho de parto ou acabam por ser encaminhadas para cesarianas sem necessidade.
A SES explica que existe um acordo entre Ministério da Saúde, estados e municípios com o objetivo de aumentar a proporção de parto vaginal em relação ao parto cesária; sendo a diretriz nacional de uma proporção de 70% ou mais de partos naturais.
Atualmente a secretaria desenvolve ações para organização da Rede Materno Infantil, tendo por finalidade a melhoria do acesso, a qualidade da assistência pré-natal e do parto.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38