Medicações
Lista de remédios gratuitos é disponibilizada em site do município
A medida é resultado de uma lei criada e aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito
Saúde | 07 de Março de 2023 as 21h 47min
Fonte: Assessoria

A lista de medicamentos gratuitos distribuídos pelo ministério da Saúde, e disponíveis através da assistência farmacêutica na atenção básica do município, agora pode ser acessado pelo site da Prefeitura Municipal. A medida é resultado de uma lei criada e aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito.
A listagem disponível inclui informações sobre o medicamento, como o nome, forma de apresentação (comprimido, cápsula, dose ou injetável), adisponibilidade em estoque, e as Unidades de Saúde que o medicamento está disponível para retirada.
A atualização das informações é realizado pela Assecom, responsável pela comunicação do Município, e divulgado no portal oficial do Município, disponível na seção “REMÉDIOS – Distribuição gratuita”, do endereço eletrônico www.sinop.mt.gov.br
A lista de medicamentos disponibilizados para atendimento básico e especializado, presente nos Centros Integrados de Atendimento (CIA's) e na Farmácia Popular, é composta por cerca de 300 tipos de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde aos municípios através das Secretarias de Estado de Saúde. Esses medicamentos são organizados de acordo com sua disposição nas unidades de saúde.
De acordo com o vereador Lucinei Amaro (MDB), autor do Projeto de Lei que originou essa medida, a lei foi criada para tornar mais fácil a vida das pessoas que dependem de medicamentos gratuitos e que moram distante dos locais de distribuição. “É uma forma em ajudar todos os usuários aqui do município para que eles tenham um controle, por exemplo, de qual remédio tem à disposição, qual está faltando, em que ponto tem para entregar”, destacou referindo-se o fato em evitar deslocamento de pacientes desnecessário. “Ainda é um projeto (lei) que ajuda muito na distribuição e no controle dos vencimentos dos remédios”, pontuou.
A implementação da lei trouxe mais comodidade para aqueles que precisam ir a uma farmácia pública para buscar seus medicamentos. “Vai ser bom porque a gente olha (na internet) os que tem para vir buscar e se não tem a gente não vem. Evita da gente pegar uma lotação para vir buscar”, ressaltou a aposentada Maria Elíria da Rocha. “É muito bom né. Tudo o que é para beneficiar nós, povo, é muito bom”, comemorou a zeladora Jandira Gomes. “É muito bom porque não precisa das pessoas virem aqui e perder tempo, perder a viagem. Quem trabalha mesmo, praticamente não tem tempo”, lembrou a dona de casa, Gelcina Pereira dos Santos.
Além de fornecer os medicamentos necessários para a assistência farmacêutica na atenção básica, o município também possui uma farmácia de alto custo que oferece medicamentos específicos com valores elevados. Para ter acesso a esses medicamentos, é necessário se cadastrar e passar por um processo interno. Esses medicamentos geralmente são prescritos por médicos para tratamentos de longo prazo.
VEJA O ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS LOCAIS DE ENTREGA DE MEDICAMENTOS
- Centro Integrado de Atendimento (CIA) ANDRÉ MAGGI
Avenida André Maggi, nº 5860 - sub esquina com Rua dos Cambarás, JardimVioletas
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 06h às 18h - (66) 3515-6342
- Centro Integrado de Atendimento (CIA) JACARANDÁS
Avenida dos Jacarandás, nº 1237 - Jardim Jacarandás
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 06h às 18h - (66) 3531-8785
- Centro Integrado de Atendimento (CIA) UMUARAMA
Rua José Gonçalves, nº 577 - Jardim Umuarama II
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 06h às 18h - (66) 3532-0616
- Farmácia ALTO DA GLÓRIA (UBS Manoel Lorentino dos Santos)
Rua Passo Fundo, nº 730, Alto da Glória
Notícias dos Poderes
Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45