Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 01 de Março de 2024

Menu

Prevenção

Levantamento LIRAa aponta queda no índice de infestação do mosquito da dengue

Houve redução no índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, que está em 1,3%

Saúde | 28 de Agosto de 2023 as 09h 43min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Combate às Endemias, realizou o terceiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), na última semana. As visitas realizadas entre os dias 21 a 25 de agosto, mostram que houve redução no índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, que está em 1,3%.

Durante o trabalho, foi detectado que 50% dos focos encontrados, estão em vasos de plantas e vasilhas de água para animais, e os outros 50% em locais fixos, como ralos e piscinas. O coordenador de endemias, Alef de Souza Costa, ressalta a importância de manter os cuidados mesmo neste período de seca.

“O LIRAa é uma atividade importante, realizada quatro vezes ao ano, em todo Brasil. O percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%, nós saímos de 10,9% para 2,2%, e agora 1,3%, e temos que diminuir ainda mais esses dados. A população deve manter os cuidados de forma constante, mesmo nesse período seco, já tem mais de 90 dias que não chove, porém logo começam as chuvas sazonais, e qualquer água acumulada pode se tornar criadouro”, pontuou.

O coordenador enfatiza ainda, que a redução no índice de infestação é expressiva, mas que os trabalhos de prevenção e visitas seguem durante todo ano. “É essencial que a população continue tomando medidas preventivas, como eliminar possíveis criadouros de água parada em suas residências, a prevenção é a melhor forma de combater a dengue e garantir a saúde da população”, finalizou.