Levantamento
Levantamento do TCE-MT aponta que 87 municípios não possuem gestão ambiental descentralizada
De acordo com o diagnóstico, apenas 55 dos 142 municípios aderiram à descentralização ambiental
Saúde | 06 de Agosto de 2025 as 17h 21min
Fonte: TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (5), uma série de recomendações ao Governo do Estado e aos 87 municípios que ainda não possuem gestão ambiental descentralizada. A medida é resultado de um levantamento conduzido pela 6ª Secretaria de Controle Externo (Secex), sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, que revelou um cenário de fragilidade institucional e baixo alcance da descentralização ambiental no estado.
De acordo com o diagnóstico, apenas 55 dos 142 municípios mato-grossenses possuem a gestão ambiental descentralizada, e nem todos exercem de forma efetiva o licenciamento ambiental. Outros 51 ainda não iniciaram o processo de descentralização, 20 tiveram o processo paralisado e 16 estão em tramitação na Superintendência de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SGDD/Sema-MT).
Segundo o relator, a descentralização ambiental é uma estratégia essencial para garantir uma gestão mais eficiente e condizente com as realidades locais. “No estado, essa medida é particularmente relevante para assegurar a proteção efetiva dos recursos naturais, dada a sua vasta extensão territorial, presença de diversos biomas como Cerrado, Amazônia e o Pantanal e a complexidade de suas atividades econômicas como a agropecuária, mineração e o turismo.”
Dessa forma, determinou que os municípios que ainda não aderiram à descentralização ambiental e os que estão com processos paralisados elaborem, no prazo de 180 dias, um Plano de Providências para sua efetivação, indicando as medidas a serem adotadas e o cronograma a ser seguido.
O conselheiro ponderou, contudo, que os principais entraves enfrentados pelos municípios para a efetivação da descentralização ambiental são a falta de recursos financeiros, carência de profissionais qualificados e apoio técnico insuficiente do Estado. Para ele, superar esse cenário depende de ações estruturadas e coordenadas entre os entes federativos.
Sendo assim, recomendou ao Governo do Estado que ofereça apoio técnico e administrativo aos municípios por meio da Comissão Específica de Municipalização de Licenciamento Ambiental, além da criação de um programa de capacitação para gestores e a publicação da lista de municípios habilitados para o exercício da gestão ambiental descentralizada.
Por fim, o relator também determinou a instauração de uma auditoria operacional na Descentralização da Gestão Ambiental no Estado de Mato Grosso, com o objetivo de analisar a criação e a implementação de um plano diretor para municípios com mais de 20 mil habitantes. O cumprimento das medidas será monitorado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT, que é liderada pelo presidente Sérgio Ricardo.
Notícias dos Poderes
Sinfra alerta que ponte interditada no Rio Teles Pires em Sorriso pode cair
Motoristas estão passando pela ponte, mesmo após a Sinfra determinar a interdição e fechar o acesso ao local
09 de Agosto de 2025 as 16h35Politec identifica sete passageiros de ônibus vítimas de acidente na BR - 163
09 de Agosto de 2025 as 16h37Colisão entre sedan e picape mata casal e criança de três anos em MT; seis ficam feridos
09 de Agosto de 2025 as 14h14Autoridades lamentam 11 mortes em acidente na BR‑163 e reforçam importância da duplicação
Governador, prefeitos e parlamentares enviam mensagens de apoio às famílias das vítimas; prefeito de Lucas do Rio Verde elogia rapidez das equipes de saúde e pede avanço nas obras de duplicação da rodovia.
09 de Agosto de 2025 as 12h27MPF investiga Correios por falhas na entrega domiciliar em Sinop
Procuradora federal instaura procedimento administrativo para fiscalizar cumprimento de decisão judicial que há quase dois anos obriga a estatal a atender todos os bairros; moradores de pelo menos 19 comunidades continuam sem receber correspondências.
09 de Agosto de 2025 as 11h59Tráfego na BR‑163 é liberado após quase 10 horas de bloqueio; colisão entre ônibus e carreta deixou 11 mortos
Concessionária Nova Rota informa que rodovia foi reaberta às 7h43 deste sábado; filas de caminhões e carros provocam lentidão nos dois sentidos
09 de Agosto de 2025 as 08h32Sobe para 11 o numero de mortos em acidente entre ônibus e carreta na BR-163. Veja imagens
Acidente ocorreu entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum; ultrapassagem em faixa contínua é investigada pela Polícia Civil
09 de Agosto de 2025 as 06h36Acidente entre ônibus e carreta deixa ao menos 7 mortos na BR-163
Grave acidente na BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, envolve ônibus intermunicipal e carreta e deixa pelo menos seis mortos
09 de Agosto de 2025 as 01h01