Monitoramento
Lacen identifica nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso
Esse é o primeiro registro do caso no Brasil
Saúde | 20 de Janeiro de 2024 as 17h 51min
Fonte: Fernanda Nazário | SES-MT
O Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde sequenciou e identificou uma nova subvariante da Covid-19 em Mato Grosso, a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron. Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024 e apontou que quatro pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e foram hospitalizadas.
Três pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal. A quarta paciente tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e evoluiu para óbito. No entanto, a equipe de Vigilância da SES ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a Covid-19.
“Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais. Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%. É importante também procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, ressalta a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes.
A SES trabalha no monitoramento do vírus e na identificação da classificação de risco.
Além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.
A pesquisa
Conforme relatório da pesquisa realizada pelo Lacen, foram selecionadas e sequenciadas 15 amostras positivas para Covid-19, nos municípios de Cuiabá (8) e Várzea Grande (7). Do total, quatro foram identificadas com a nova subvariante.
As demais apontam para as cepas JD.1.1, JD.1.1.1, GK.1.1, JN.1, JN.1.1 e JN.1.3, ou seja, 100% de variantes Ômicron.
Para a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, o sequenciamento do vírus é resultado do empenho da equipe em monitorar a saúde do Estado. “O sequenciamento mostra a capacidade que o Lacen tem para dar uma resposta rápida à população, visto que conseguimos identificar a entrada do vírus no Brasil. Agora vamos trabalhar o monitoramento dele”, destaca a gestora.
A partir das informações coletadas na pesquisa, a Vigilância em Saúde e o Lacen vão atuar para compreender o caminho percorrido para que a nova variante chegasse até Mato Grosso, bem como acompanhar as pessoas que foram acometidas pela doença e orientar sobre às medidas pertinentes a serem tomadas.
Notícias dos Poderes
Após notificação da SES, empresa prestará serviços pediátricos por mais 90 dias
Prestadora do serviço havia feito uma manifestação formal, em que ameaçava abandonar o serviço pediátrico do hospital nesta terça-feira (03.12)
03 de Dezembro de 2024 as 19h28Em menos de 30 dias após assinar contrato, empresa anuncia abandono do serviço de pediatria
De acordo com o contrato, em caso de solicitação de rescisão, a empresa é obrigada a prestar pelo menos 60 dias corridos de serviço
02 de Dezembro de 2024 as 19h26Hcan inicia implantação de sistema robótico para cirurgias
02 de Dezembro de 2024 as 09h59MT tem 36 mortes por dengue em 2024 e SES alerta sobre combate ao Aedes aegypti
Dados são de janeiro à novembro deste ano
02 de Dezembro de 2024 as 09h56Cermac atendeu 2,3 mil pacientes com HIV e Aids em 12 meses
Centro de Referência em Média e Alta Complexidade é uma unidade voltada para atendimento de diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
02 de Dezembro de 2024 as 07h41Perícia afirma que Caê pode ser curado com remédio mais caro do mundo
Bebê de um ano e 4 meses depende de decisão judicial para conseguir o medicamento
27 de Novembro de 2024 as 17h06Boas práticas de vacinação em MT são reconhecidas em premiações nacionais
Estado foi o único da região Centro-Oeste a conquistar Prêmio Menção Honrosa, promovido pelo Conasems e pela Opas
27 de Novembro de 2024 as 15h44Incidência de câncer em MT supera média nacional em vários tipos da doença
O levantamento, que abrange o período entre 2023 e novembro de 2024, destaca os cânceres de próstata, cólon e reto, mama e colo do útero, que lideram os índices no estado
27 de Novembro de 2024 as 15h13