Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 23 de Fevereiro de 2024

Menu

Prevenção

Janeiro roxo: mês de conscientização e combate à hanseníase

A hanseníase pode levar a sérias complicações se não for diagnosticada e tratada precocemente

Saúde | 08 de Janeiro de 2024 as 13h 11min
Fonte: Daiane Stela - Assecom

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde dedica o "Janeiro Roxo" à conscientização e combate à hanseníase, uma doença infecciosa crônica que afeta a pele e nervos periféricos. É importante reconhecer os sintomas para diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

A hanseníase pode levar a sérias complicações se não for diagnosticada e tratada precocemente. Para aumentar a conscientização sobre os sinais e sintomas, a SMS realizará mutirões com atendimentos agendados. No dia 13 será na UBS Jacarandás das 7h às 17h, dia 20, na UBS José Ramos Pereira das 7h às 17h e no dia 27 na UBS Boa Esperança. 

A SMS destaca que o público-alvo desta ação, são os contatos de pacientes já diagnosticados. Os interessados devem procurar as unidades onde serão realizados os mutirões pra fazer o agendamento, de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 16h30. 

As pessoas diagnosticadas no mutirão, serão encaminhadas para tratamento na unidade de origem. A participação da comunidade é essencial para prevenir a disseminação da doença e garantir o tratamento eficaz.