Experiência prática
Hospital Regional de Sorriso implementa programa de residência médica
Profissionais estão atuando nas áreas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia da unidade regional
Saúde | 23 de Julho de 2025 as 07h 30min
Fonte: Maria Eduarda Belchior* | SES - MT

O Hospital Regional de Sorriso, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), passou a ofertar um programa de residência médica. O estágio está sendo feito em parceria com a Faculdade Atenas, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2025.
Os profissionais estão atuando como residentes nas áreas de clínica médica e, ginecologia e obstetrícia desde junho de 2025.
Cada especialidade conta com 2 médicos residentes no Hospital Regional. A residência em clínica médica tem duração de dois anos e a de ginecologia e obstetrícia tem duração de três anos.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou como o programa de residência médica é benéfico para a Saúde Pública de Mato Grosso.
“Com a residência médica, podemos qualificar novos médicos especialistas para a Saúde Pública do nosso estado, oferecendo a eles uma experiência prática essencial para o desenvolvimento profissional. Ampliamos e melhoramos a qualidade do atendimento à população, garantindo que as pessoas tenham acesso a serviços especializados”, declarou.
A Residência Médica é uma pós-graduação para médicos, em que eles recebem treinamento prático, visando à especialização em uma área da medicina.
Os médicos residentes auxiliam em cirurgias, prescrevem medicamentos, elaboram diagnósticos e planejam tratamentos para os pacientes, além de auxiliar em outros procedimentos médicos de acordo com a sua área de residência.
A diretora do Hospital Regional de Sorriso, Ione Carvalho, destacou as contribuições já perceptíveis do time de residentes para a unidade.
“Os médicos residentes estão contribuindo significativamente nos atendimentos aos pacientes, ao mesmo tempo em que se especializam em clínica médica e ginecologia e obstetrícia. Eles estão sempre acompanhados por um profissional especialista, que os orientam nos atendimentos. A presença deles tem sido fundamental para a rotina do hospital”, concluiu.
Notícias dos Poderes
Cobertura vacinal contra HPV em Mato Grosso é superior à média nacional
Secretaria de Estado de Saúde destaca que os municípios podem ampliar a vacinação para faixa de 15 a 19 anos, além das crianças e adolescentes de 9 a 14 anos
23 de Julho de 2025 as 15h20Governo Federal anuncia R$ 6 bilhões para reforçar o SUS
MT receberá R$ 108,9 milhões
23 de Julho de 2025 as 08h35Confira os dez municípios com maior cobertura vacinal contra a gripe
Secretaria de Estado de Saúde destaca que Mato Grosso tem cobertura vacinal do grupo prioritário de 39,2%
22 de Julho de 2025 as 07h47Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país
Doença manifesta sintomas em estágio avançado
21 de Julho de 2025 as 15h00Prefeitura realiza mutirão de endoscopia e atende 250 pacientes, essa semana
21 de Julho de 2025 as 11h12Número de grávidas com mais de 45 anos sobe 137% em uma década no Estado, mostra Censo
21 de Julho de 2025 as 08h41Vacina universal contra o câncer dá passo promissor em estudo com RNA mensageiro
Experimento com camundongos mostrou que formulação genérica de mRNA foi capaz de estimular o sistema imunológico a combater diferentes tipos de tumor, incluindo os resistentes a tratamento
21 de Julho de 2025 as 07h40