Notificações
Hospital de Sorriso é notificado por problemas na estrutura do prédio e sobrecarga dos profissionais de saúde
No prédio, foram encontrados vazamentos, goteiras e rachaduras, inclusive no centro cirúrgico
Saúde | 05 de Abril de 2023 as 12h 05min
Fonte: Redação G1-MT

O Hospital Regional de Sorriso, no norte do estado, foi notificado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma-MT), nessa terça-feira (4), devido às condições de trabalho e estrutura do local.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que o Hospital Regional de Sorriso ainda não foi oficialmente notificado e que a direção da unidade acompanhou a visita das equipes do Coren-MT, do Sisma-MT e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e registrou os apontamentos feitos.
“Quanto à questão dos profissionais de enfermagem, o Hospital Regional esclarece que foi realizado um Processo Seletivo em fevereiro de 2023; os novos profissionais devem assumir os postos de trabalho no próximo dia 10 de abril. A SES ainda esclarece que o Hospita passa por constante modernização”, disse.
Durante vistoria na unidade nesta semana, o Conselho fiscalizou questões relativas ao exercício profissional na enfermagem e o Sindicato sobre as condições de trabalho e estruturais do hospital. Nos dois casos foram encontradas irregularidades, segundo as equipes.
O relatório apontou que o Hospital Regional possui 150 leitos e apenas 46 enfermeiros e 123 técnicos para prestar assistência aos pacientes de alta complexidade de trauma, pediatria e materno infantil de 17 municípios da região.
Em alguns setores, segundo o Coren-MT, não havia enfermeiro responsável e a quantidade de técnicos era insuficiente diante da quantidade de pessoas internadas.
Já o Sisma/MT apontou que a carga horária dos profissionais não estava sendo cumprida de acordo com o contrato e que não há pagamento de horas extras. Os profissionais compensam o excedente trabalhado com banco de horas.
Em relação à estrutura, segundo o sindicato, foram encontrados vazamentos, goteiras e rachaduras no prédio, inclusive no centro cirúrgico.
O hospital tem sido notificado pelo Coren-MT desde 2021 por causa do subdimensionamento que tem provocado excesso de carga horária dos trabalhadores para prestar o cuidado aos pacientes internados.
Há ainda uma ação civil pública em andamento que foi apresentada à Justiça, mas os problemas apontados não foram resolvidos.
Notícias dos Poderes
Amanhã tem ação de vacinação em Sinop: confira os locais
Serão ofertadas as vacinas de rotina, contra a COVID-19 e da gripe
08 de Dezembro de 2023 as 11h51Sábado tem ação de vacinação em sete pontos da cidade
A meta da SMS é proteger a saúde dos munícipes, e para isso, serão ofertadas as vacinas de rotina, contra a COVID-19 e da gripe
07 de Dezembro de 2023 as 13h22De 14 empresas, apenas 5 apresentaram orçamento para tocar a UPA
Institutos tiveram 48 horas para apresentar proposta para gerenciar 13 unidades de saúde do município
30 de Novembro de 2023 as 18h24Neste sábado tem ação de vacinação: confira os locais
Serão cinco pontos para atender a comunidade
30 de Novembro de 2023 as 13h43Força-tarefa contra o Aedes aegypti no bairro Jardim das Nações
De acordo com os dados epidemiológicos de janeiro a outubro foram 421 casos de dengue confirmados na cidade
27 de Novembro de 2023 as 11h59Profissionais de saúde alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue
Cidade do interior paulista confirma quatro casos da doença
27 de Novembro de 2023 as 09h33Novo instituto é contratado em caráter emergencial para gerenciar a UPA
Empresa de Santa Catarina vai assumir os serviços da rede municipal por 180 dias
22 de Novembro de 2023 as 15h48