Notificações
Hospital de Sorriso é notificado por problemas na estrutura do prédio e sobrecarga dos profissionais de saúde
No prédio, foram encontrados vazamentos, goteiras e rachaduras, inclusive no centro cirúrgico
Saúde | 05 de Abril de 2023 as 12h 05min
Fonte: Redação G1-MT

O Hospital Regional de Sorriso, no norte do estado, foi notificado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma-MT), nessa terça-feira (4), devido às condições de trabalho e estrutura do local.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que o Hospital Regional de Sorriso ainda não foi oficialmente notificado e que a direção da unidade acompanhou a visita das equipes do Coren-MT, do Sisma-MT e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e registrou os apontamentos feitos.
“Quanto à questão dos profissionais de enfermagem, o Hospital Regional esclarece que foi realizado um Processo Seletivo em fevereiro de 2023; os novos profissionais devem assumir os postos de trabalho no próximo dia 10 de abril. A SES ainda esclarece que o Hospita passa por constante modernização”, disse.
Durante vistoria na unidade nesta semana, o Conselho fiscalizou questões relativas ao exercício profissional na enfermagem e o Sindicato sobre as condições de trabalho e estruturais do hospital. Nos dois casos foram encontradas irregularidades, segundo as equipes.
O relatório apontou que o Hospital Regional possui 150 leitos e apenas 46 enfermeiros e 123 técnicos para prestar assistência aos pacientes de alta complexidade de trauma, pediatria e materno infantil de 17 municípios da região.
Em alguns setores, segundo o Coren-MT, não havia enfermeiro responsável e a quantidade de técnicos era insuficiente diante da quantidade de pessoas internadas.
Já o Sisma/MT apontou que a carga horária dos profissionais não estava sendo cumprida de acordo com o contrato e que não há pagamento de horas extras. Os profissionais compensam o excedente trabalhado com banco de horas.
Em relação à estrutura, segundo o sindicato, foram encontrados vazamentos, goteiras e rachaduras no prédio, inclusive no centro cirúrgico.
O hospital tem sido notificado pelo Coren-MT desde 2021 por causa do subdimensionamento que tem provocado excesso de carga horária dos trabalhadores para prestar o cuidado aos pacientes internados.
Há ainda uma ação civil pública em andamento que foi apresentada à Justiça, mas os problemas apontados não foram resolvidos.
Notícias dos Poderes
Esmalte em gel causa câncer? Veja produtos proibidos pela Anvisa
Duas substâncias foram proibidas em nova decisão da Anvisa
31 de Outubro de 2025 as 08h18Macaco com hepatite, herpes e Covid-19 foge após acidente e alarma autoridades nos EUA: 'Não toquem'
Cinco animais foram sacrificados no local, no Mississippi, por motivo de segurança
30 de Outubro de 2025 as 07h35AVC tira a vida de um brasileiro a cada seis minutos; 80% dos casos poderiam ser evitados
Especialistas alertam que controlar a pressão e adotar hábitos saudáveis reduziria drasticamente a ocorrência da doença, que tem crescido entre os jovens
29 de Outubro de 2025 as 13h30SES realizou captação de 24 órgãos de janeiro a setembro de 2025
Secretaria de Estado de Saúde captou 16 rins, sete fígados e um coração em dez captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso
29 de Outubro de 2025 as 11h32Justiça inicia pagamento a ex-colaboradores de hospital em Sinop e dará prioridade a quem aceitar descontos
28 de Outubro de 2025 as 16h33‘Achei que ele não fosse resistir’: 1ª criança com câncer no Brasil a se tratar com CAR-T Cell completa 1 ano sem a doença
28 de Outubro de 2025 as 14h39Cura de câncer de próstata pode chegar a até 98%
Estimativa é de especialista da Sociedade Brasileira de Urologia
27 de Outubro de 2025 as 10h54Mato Grosso registra 177 mortes por câncer de mama em 2025 e acende sinal de alerta na saúde pública
Estado já contabiliza quase o total de casos de todo o ano passado; maioria das vítimas está entre 40 e 69 anos.
27 de Outubro de 2025 as 05h50