Saúde
Hospital de Sinop vai completar um ano em situação de emergência
Para manter a saúde “funcionando”, Estado prorroga decreto de emergência em 7 hospitais
Saúde | 21 de Março de 2019 as 16h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

A situação de emergência dos principais hospitais públicos de Mato Grosso vai durar – pelo menos – um ano. O governador Mauro Mendes (DEM), assinou nesta quarta-feira (20), o decreto 071/2019, que prorroga, por mais 180 dias, a situação de emergência no Hospital Regional de Sinop, Hospital Metropolitano de Várzea Grande e nos Hospitais Regionais de Sorriso, Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis e Cáceres. O decreto abrange ainda outras estruturas de saúde, como o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, o SAMU, Superintendência de Assistência Farmacêutica, MT Hemocentro, Cridac, Cermac, Lacen e Superintendência de Obras da SES/MT. Basicamente toda a saúde pública administrada pelo Estado de Mato Grosso ficará em situação de emergência por mais 180 dias.
O decreto original, que abriu o caráter de exceção nas estruturas de saúde pública do Estado, é do dia 31 de janeiro de 2018. Ele estabelecia situação de emergência por 180 dias, até que o Estado tomasse as devidas medidas cabíveis nos hospitais, sem prejudicar assim, os atendimentos de saúde. Junho de 2018 chegou e o decreto foi estendido por mais 180 dias. Quando o novo final do prazo chegou, em dezembro de 2018, Pedro Taques, no final do seu mandato, prorrogou a situação de emergência por mais 90 dias.
O prazo mais uma vez chegou ao fim e, novamente, será renovado. No documento, Mendes diz que não houve tempo hábil em seu governo para completar a transição do modelo de gestão – migrando dos hospitais administrados por OSS (Organizações Sociais de Saúde), para a gestão própria (direta pelo Estado). O governador frisa no decreto que seria impossível realizar os devidos processos licitatórios para contratação de fornecedores ou mesmo os seletivos, para recrutamento de pessoal. Em resumo: ou ampliava o período de situação de urgência ou paralisava os parcos atendimentos que essas unidades ainda realizam.
Com a situação de emergência decretada, o Estado fica autorizado a adotar todas as medidas administrativas necessárias para manter esses hospitais funcionando. O decreto lista, por exemplo, a manutenção dos profissionais que foram contratados no passado, o envio de equipamentos e insumos para essas unidades que funcionam em caráter de “ocupação temporária” (intervenção), além de justificar novas contratações de fornecimento de materiais “e de tudo o mais que seja necessário para garantir a gradativa transição do regime de ocupação temporária para a administração direta dos hospitais”.
O decreto também dá poderes para o Estado contratar funcionários temporários, prioridade para remanejar recursos do orçamento e destinar dinheiro para a saúde.
O prazo de 180 dias de “situação de emergência” começa a contar a partir do dia 20 de março, encerrando somente em 19 de setembro. O Estado terá mais meio ano para proceder com as ações administrativas que deveria ter adotado um ano atrás.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38