Referência
Hospital de Sinop realiza primeiro implante cardíaco
O paciente, de 83 anos, será submetido a um implante transcateter de válvula aórtica
Saúde | 19 de Março de 2019 as 10h 04min
Fonte: Redação com assessoria

O hospital filantrópico de Sinop, Santo Antônio, vai realizar nesta terça-feira (19), uma cirurgia cardíaca de alto risco. Uma equipe médica realizará o primeiro Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAV), em um paciente de 83 anos. O procedimento envolverá vários profissionais da área médica. São quatro equipes: o anestesista, um cirurgião cardíaco, um hemodinamissista e um ecocardiografista.
Com uma estrutura que conta com leitos de internação, bloco cirúrgico e UTI, o Santo Antônio completou o círculo para a ala de cardiologia ainda em 2015, quando inaugurou a hemodinâmica - serviço de cardiologia intervencionista que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e dos músculos cardíacos.
O diretor do hospital, Wellington Randall, revela que, agregado aos recursos tecnológicos, a unidade cresceu, também, nos recursos humanos, mantendo em seu quadro os mais excelentes e capacitados profissionais da área médica. “Os médicos do Santo Antônio nos deixam tranquilos porque sabemos que estão sempre querendo trazer para Sinop o que aprendem de melhor nos congressos que participam dentro e fora do Brasil”, pontuou.
Alan Ósti, um dos médicos que estará na equipe que realizará a cirurgia no paciente de 83 anos explica que há 10 anos esse procedimento era bastante agressivo. “Nós tínhamos que abrir o peito do paciente para realizar o procedimento, no entanto, muitas vezes os riscos do paciente não aguentar nos impedia de operá-lo. Hoje, o TAVI nos permite, em duas horas, operá-lo através de uma punção na virilha, como se fosse um cateterismo e por ali a gente acessa a válvula e faz o implante dessa prótese”, revela o médico Antônio Hélio que também está na equipe responsável pelo transplante adiantando que o paciente chega na UTI acordado e sem tubo, respirando sozinho.
Na técnica anterior, quando se abria o peito do paciente para realizar o transplante, era necessário parar o coração e desviar o sangue todo do coração e do pulmão para uma máquina. Agora, o procedimento é feito todo com o coração movimentando, além, é claro, de ser bem menos invasiva.
TAVI
É um procedimento minimamente invasivo, que permite a correção em uma redução no diâmetro da válvula aórtica. A válvula que é implantada permite restabelecer volumes normais de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.
O implante transcateter de válvula aórtica é uma opção bem estabelecida para o tratamento da estenose aórtica sintomática em pacientes com risco cirúrgico elevado.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38