Em 8 meses
Hospital de Amor chega a 11 mil procedimentos em Sinop
Unidades móveis tem levado o diagnóstico precoce de câncer para pessoas sem acesso
Saúde | 08 de Junho de 2022 as 10h 30min
Fonte: Assessoria

Em 8 meses, o Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, que é um braço do Hospital de Amor de Barretos em Sinop chegou a 11.602 procedimentos. Entre os serviços realizados neste período estão, mamografias, Papanicoloau, ultrassonografias, biópsias, colposcopias e Cirurgias de Alta Frequência (CAF). Os exames foram feitos dentro das unidades móveis (Caminhões de Amor) que percorreram 42 municípios, e também na unidade fixa que fica em Sinop.
A presidente da Associação, Dra. Anna Letícia Yanai, comemora o resultado, e diz que isso é só o começo de um trabalho de prevenção que será feito a longo prazo.
“A prevenção é o alicerce desta instituição, nosso objetivo é, que daqui a alguns anos, nossas mulheres não precisem mais passar por cirurgias mutilantes e nem tratamentos agressivos como a quimioterapia e a radioterapia”, afirma a médica.
Ela ainda explica que, desde 2018 a Associação dos Voluntários do Norte de Mato Grosso – AVIP, vem arrecadando fundos para que tudo isso virasse realidade.
“A região norte e médio norte contam hoje 2 unidades móveis e uma unidade fixa que funciona provisoriamente. Agora nosso foco é concluir nossa unidade que fica na região do aeroporto onde conseguiremos atender um número maior de mulheres com mais qualidade e espaço físico adequado”, destaca.
Uma das beneficiadas pelo atendimento foi a dona de casa Sandra Aparecida de Oliveira, que mora na cidade de Colíder, e que estava na fila de espera para fazer mamografia há 4 anos.
“Eu estava esperando desde 2019 para fazer meu exame preventivo, com a vinda do Instituto de Prevenção, fiz em questão de dias, além da rapidez, somos muito bem atendidas, recebemos um tratamento incrível por aqui, só tenho a agradecer”, cita Sandra.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), se os exames e a detecção da doença forem realizados desde o início, a prevenção pode aumentar as chances de cura do câncer em até 90%.
A Mastologista do Instituto de Prevenção do Câncer, Dra. Rafaela Pinheiro de Oliveira, acrescenta a importância do tratamento preventivo e aconselha às mulheres não terem medo de fazer os exames regularmente.
“É comum as mulheres ficarem com medo de fazer os exames por temerem o diagnóstico, mas é fundamental para a cura a detecção precoce. Mulheres a partir dos 40 anos ou que possuam histórico familiar de parentes com câncer, devem realizar o exame preventivo anualmente, as chances de cura são maiores quando a doença é detectada no estágio inicial”, reitera a mastologista.
Enquanto a obra da unidade fixa não está finalizada, o Instituto funciona em sede provisória, localizado no centro de Sinop, na rua das Magnólias, 153, Setor Comercial, e atende mulheres que necessitam de exames preventivos, complementares e de alta complexidade.
Notícias dos Poderes
Americano é diagnosticado com peste negra após levar picada de pulga enquanto acampava
27 de Agosto de 2025 as 07h25SES realiza ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
A iniciativa foi organizada com objetivo de proteger as gerações presentes e futuras, promovendo a redução do uso do tabaco pela população
26 de Agosto de 2025 as 17h53TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01