Tecnologia aliada
Hospital Central do Estado recebe equipamento para execução de cirurgias robóticas
Sistema Da Vinci XI possibilitará procedimentos de robótica em cirurgia geral, coloproctologia, aparelho digestivo, urologia, cirurgia oncológica, ginecologia e cirurgia pediátrica
Saúde | 05 de Dezembro de 2025 as 08h 20min
Fonte: Secom -MT

O Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso recebeu, nesta quarta-feira (03.12), o equipamento de sistema robótico para cirurgias minimamente invasivas Da Vinci XI, que possibilitará a realização de procedimentos de robótica em cirurgia geral, coloproctologia, aparelho digestivo, urologia, cirurgia oncológica, ginecologia e cirurgia pediátrica.
A disponibilização dessa tecnologia de ponta é resultado de um investimento de R$ 8,1 milhões, feito em parceria com o Einstein, que busca garantir ao Sistema Único de Saúde (SUS) os padrões de qualidade oferecidos em suas unidades.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, falou sobre a importância de tecnologias como essa para o melhor atendimento da população e enfatizou que o Hospital Central atenderá 100% de graça.
“Esse é um equipamento de última geração, o que tem de mais moderno na cirurgia robótica, que é uma cirurgia menos invasiva, em que o médico tem um campo de visão muito mais apurado, com redução tempo de internação e de recuperação do paciente. Esse é o SUS de Mato Grosso, o Hospital Central é o melhor e maior exemplo daquilo que nós pretendemos em nível de qualidade para todo o Estado de Mato Grosso”, destacou.
A cirurgia robótica beneficia o paciente por permitir procedimentos cirúrgicos menos invasivos, com mais precisão e uma recuperação mais rápida, além de proporcionar uma melhor visualização para o cirurgião.
De acordo com Alessandra Bokor, diretora do Hospital Central, “o Einstein irá compartilhar com os profissionais locais sua experiência de mais de 15 anos com a cirurgia robótica, contribuindo para o acesso a procedimentos menos invasivos e com melhores desfechos”. Atualmente, a organização é o único centro certificador em cirurgia robótica da América Latina, contabilizando a formação de mais de mil cirurgiões no procedimento.
O Hospital Central de Alta Complexidade será inaugurado no dia 19 de dezembro e entrará em operação em 19 de janeiro de 2026, com os serviços de cirurgia geral pediátrica, cirurgia ortopédica pediátrica, cirurgia urológica, cirurgia oncológica e hemodinâmica (cateterismo cardíaco e angioplastia).
Os demais serviços serão implementados em outras três etapas, que devem ocorrer mensalmente até abril.
“As equipes da SES, juntamente com os profissionais do time Einstein, trabalham no cronograma de ativação do Hospital Central, que se dará em quatro etapas mensais. Esse hospital terá tudo o que há de mais moderno em tecnologia na área da saúde”, acrescentou o secretário adjunto de Gestão Hospitalar, Oberdan Lira.
Dentre as especialidades médicas previstas para o hospital, estão: cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, ortopedia, urologia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cardiologia, neurocirurgia e hemodinâmica. No futuro, também é prevista a realização de transplantes na unidade.
Notícias dos Poderes
Vai viajar nas férias? Não se esqueça de incluir vacinas no checklist de viagem
Aumento nos casos de sarampo no mundo reforça a importância de conferir a caderneta de vacinação. Veja quais doses tomar, de acordo com seu destino
05 de Dezembro de 2025 as 13h33Mortes por malária voltam a subir, e OMS alerta para resistência a medicamentos
Relatório anual aponta 610 mil mortes e 282 milhões de casos; agência destaca avanços na vacinação
05 de Dezembro de 2025 as 12h31Prefeitura de Sinop abre UCT neste sábado (6) para reforçar estoque de sangue
04 de Dezembro de 2025 as 17h45Epidemia silenciosa: doença renal crônica é a 9ª causa de morte no mundo
É o que mostra estudo publicado na revista científica The Lancet, que analisou dados de 204 países, incluindo o Brasil
04 de Dezembro de 2025 as 10h58SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos
04 de Dezembro de 2025 as 09h45MT registra 6º caso confirmado de intoxicação por metanol; vítima está em estado grave
03 de Dezembro de 2025 as 08h37Saiba como ter acesso ao diagnóstico e ao tratamento do HIV nos municípios de Mato Grosso
O primeiro passo para quem deseja realizar o teste para detecção do HIV é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.
02 de Dezembro de 2025 as 08h18OMS diz que medicamentos como Mounjaro e Ozempic oferecem 'bom potencial' na luta contra obesidade
É o primeiro posicionamento sobre os medicamentos em um texto oficial direcionado aos profissionais da saúde e publicado na Journal of the American Medical Association
02 de Dezembro de 2025 as 10h45