Sucesso
Horário estendido da UCT é sucesso e conquista mais de 40 doações em 5h
Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana
Saúde | 30 de Junho de 2025 as 11h 20min
Fonte: Roneir Corrêa - Assecom

A Secretaria de Saúde de Sinop comemora o sucesso obtido com os atendimentos realizados no sábado (28), entre 7h e 12h, na Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT). Pela primeira vez a unidade foi aberta para atender a demanda da população, no final de semana, e conquistou mais de 40 bolsas de sangue de várias tipagens sanguíneas.
“Agradeço a população de Sinop que realmente entendeu e atendeu nosso chamado. Quero parabenizar e agradecer a população que, agora, às 11h, temos mais de 40 doações. Pessoas que vieram por um bem maior, que é o nosso próximo, que é o ser humano, que é o nosso paciente. Obrigado por atender ao chamado da prefeitura e dos nossos pacientes”, disse o secretário de Saúde, Érico Stevan.
Jaqueline Noronha, uma das doadoras que compareceu no sábado e fez sua doação, valoriza a ação da prefeitura em abrir aos sábados, possibilitando o acesso ao serviço às pessoas que possuem restrição no horário comercial.
“Hoje, pela manhã, recebi uma mensagem de uma aluna minha, que é enfermeira, dizendo que a UCT estava atendendo e precisando de sangue, e aproveitei um tempinho e vim aqui fazer esse ato hoje. Esse atendimento aos sábados, ajuda muito, porque geralmente sábado é um dia mais tranquilo para gente e ai a gente aproveita e encaixa”, comentou ela.
Os atendimentos estendidos serão mantidos, a princípio, em todos os últimos sábados de cada mês.
“É um pedido que foi feito ao nosso prefeito Roberto Dorner e ao vice, Paulinho, na rede oficial da prefeitura e nos surgiu essa demanda. Estendemos o atendimento aos sábados, para doação de sangue. Claro que pode haver mudanças, mas, no momento, estabelecemos o último sábado do mês com atendimento estendido, para possibilitar a quem trabalha de segunda a sexta-feira, que possa vir fazer sua boa ação, no sábado”, afirmou Stevan.
Quem e como doar?
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 60 anos de idade, estar saudável e com peso superior a 50 quilos. Na UCT é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão SUS e comprovante de endereço com CEP.
É recomendável que o doador, no momento da doação, esteja descansado, bem alimentado (evitar alimentos muito doces ou gordurosos) e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação.
As pessoas que contraíram a infecção por Covid-19, também podem doar, mas somente após 30 dias do fim dos sintomas em casos leves, ou assintomáticos. Já nos casos de infecção grave, que resultam em internação, a recomendação é que as doações ocorram 90 dias após a recuperação.
A UCT fica localizada na rua das Amendoeiras, anexa ao Hospital Regional. As coletas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h. E no último sábado de cada mês, também das 7h às 12h. Os telefones para contato são: (66) 9 9292-2634 e (66) 3531-7325.
Notícias dos Poderes
Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11Saúde divulga cronograma de atendimento do caminhão da vacinação; veja programação
14 de Agosto de 2025 as 11h24Em Brasília, prefeito Roberto Dorner busca reforço para infraestrutura e saúde de Sinop
13 de Agosto de 2025 as 09h46SES amplia ‘dose zero’ da vacina contra o sarampo para todo o Estado
O contexto sanitário exige o fortalecimento da vigilância epidemiológica e a intensificação das estratégias de vacinação, especialmente em áreas com baixa cobertura vacinal
12 de Agosto de 2025 as 09h40Alei Fernandes entrega maternidade e amplia rede de saúde em Sorriso
Convênio com IGHASMAT prevê até 110 partos mensais e integração com ações estratégicas da gestão municipal
11 de Agosto de 2025 as 19h41Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento
Regional de Alta Floresta é a unidade com a construção mais avançada e deverá ser concluído ainda em 2025
11 de Agosto de 2025 as 07h30