Imunização
Governo de MT já pactuou 99,9% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou
Das 2.562.345 doses retiradas pelos municípios, as prefeituras aplicaram 2.127.395 (83%)
Saúde | 05 de Agosto de 2021 as 11h 17min
Fonte: Ana Lazarini - SES-MT

O Governo de Mato Grosso recebeu, até a manhã desta quarta-feira (04.08), 2.730.710 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já pactuou a distribuição de 2.729.801 doses aos 141 municípios do Estado, ou seja, 99,9% do total recebido.
O Estado reteve as doses de vacina que são destinadas para segunda aplicação e devem ser distribuídas próximas da vacinação.
A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda dose (2.555.978), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (6.367) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
Das 2.562.345 doses retiradas pelos municípios, as prefeituras aplicaram 2.127.395 (83%), sendo 1.628.225 como primeira dose ou dose única e 499.170 como segunda dose. O percentual da semana passada era de 80%.
Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Novo Mundo (99%), Nortelândia (98%), Campos de Júlio (98%), Santa Terezinha (98%), Planalto da Serra (97%), Sapezal (96%), Jaciara (95%), Diamantino (95%), Conquista D’Oeste (94%) e Tangará da Serra (94%).
Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 514 ou no Painel de Distribuição de vacinas Covid-19.
Considerando as vacinas destinadas à população indígena, alguns municípios podem contabilizar as doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassar o limite de 100% da aplicação.
A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.
Sobre a distribuição
Na força-tarefa da vacinação, cabe ao Governo do Estado fazer a logística de distribuição, que é definida pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição é feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e do Ministério da Defesa. O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também disponibiliza sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.
É importante ressaltar que o Governo Federal define o total de doses que cada estado recebe. Essa definição ocorre de acordo com a quantidade de pessoas que pertencem aos grupos prioritários e não pela quantidade absoluta da população.
Notícias dos Poderes
Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31