Saúde
Feliz Natal encerra
Saúde | 02 de Setembro de 2015 as 13h 35min
Fonte: Itamar Cavalcante
A programação dessa atividade coordenada pela Secretaria de Saúde em Feliz Natal, mas que se reproduziu também em todo o País, incluiu muita conversa e orientação com as mães gestantes, ou com filhos recém-nascidos ou nos primeiros meses de vida.
O ponto alto, no entanto, ou o dia "D", foi uma ação realizada no último dia 26 de agosto, com esse grupo-alvo da amamentação, a participação e orientação de enfermeiras da Secretaria, mas que culminou com uma palestra de nível elevado, proferida pelo Dr. Júlio César Aquino – um "médico de família" paulista recém-chegado a Feliz Natal, com 34 anos, vindo pelo programa do governo federal "Mais Médicos", e que se formou na Escola Latino-Americana de Medicina, em Cuba – "uma instituição que forma profissionais especializados na formação e prevenção de saúde pública", afirmou o Dr. Júlio.
A filosofia de formação do Dr. Júlio, que atende no PSF III, fundamenta-se no conceito da Medicina cubana, de "atenção básica à saúde pública, onde são resolvidos 80% dos problemas da população". Os 20% restantes vão para os hospitais regionais (em que a atenção secundária responde por 15% e a terciária pelos 5% finais – em se incluem procedimentos médicos como troca de válvulas coronárias, problemas oncológicos e os casos de imunodepressão – em que as infecções por HIV são os mais graves).
É com base nesse modelo que Cuba sustenta hoje índice de mortalidade infantil de 4,6 mortos para mil nascimentos, em comparação, por exemplo, com os EUA (6,4 mortos/mil nascimentos) ou com o Brasil, em que hoje registram-se 15 crianças mortas por mil nascimentos.
E o Dr. Júlio ressalta que um dos esteios para a obtenção desses resultados em Cuba está na aplicação do "Programa de Amamentação Materno-Infantil - PAMI" – que foi a base da palestra apresentada às mães e profissionais de saúde na apresentação do último dia 26 em Feliz Natal, "além do aprendizado com o excelente programa "Amamentação Feliz", que é coordenado pela profissional Marilene Ritter, do Escritório Regional de Saúde em Sinop" – concluiu o Dr. Júlio César.
E quem quiser conversar ou aprender mais com o Dr. Júlio, pode ouvir o programa "Revista da Manhã", de que ele participa como convidado, toda sexta-feira, das 8h às 9h, na Rádio Comunitária Vale Verde FM, de Feliz Natal.
Notícias dos Poderes
Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45Atendimentos no novo CEM são iniciados nesta segunda-feira (08) em Sinop
08 de Setembro de 2025 as 15h24SES realiza seminário para discutir a reestruturação da Atenção Primária à Saúde
Com o intuito de debater os novos indicadores de qualidade e critérios de financiamento, evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
08 de Setembro de 2025 as 07h38