Programa federal
Farmácia Popular amplia gratuidade e beneficia 149 mil pessoas em MT
A ampliação foi anunciada na última quinta-feira (13.02) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília
Saúde | 20 de Fevereiro de 2025 as 07h 20min
Fonte: PNB Online

O programa Farmácia Popular passou a oferecer gratuitamente todos os 41 medicamentos e insumos de seu catálogo, como fraldas geriátricas. A ampliação foi anunciada na última quinta-feira (13.02) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
Em 2024, o programa atingiu um recorde de atendimentos, com mais de 24 milhões de beneficiários no país. Em Mato Grosso, 149 mil pessoas foram contempladas, superando os 139 mil atendidos em 2022. O estado conta atualmente com 497 farmácias credenciadas em 116 municípios.
Entre os medicamentos agora gratuitos estão remédios para doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e Parkinson, além de anticoncepcionais. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 1 milhão de pessoas que antes pagavam coparticipação devem ser impactadas imediatamente pela mudança.
A ministra destacou que a gratuidade das fraldas geriátricas pode representar uma economia de até R$ 270 por mês para idosos e pessoas com deficiência. A dapagliflozina, utilizada no tratamento da diabetes associada a doenças cardiovasculares, também passou a ser fornecida sem custo, o que pode gerar uma economia mensal de R$ 190 para os pacientes.
“A saúde não pode ser um privilégio, é um direito”, afirmou Nísia. “Expandir o Farmácia Popular é garantir que mais brasileiros tenham acesso a tratamentos essenciais sem barreiras financeiras.”
Confira a lista completa dos 41 itens agora gratuitos no Farmácia Popular:
Asma
Brometo de ipratrópio 0,02mg
Brometo de ipratrópio 0,25mg
Dipropionato de beclometasona 200mcg
Dipropionato de beclometasona 250mcg
Dipropionato de beclometasona 50mcg
Sulfato de salbutamol 100mcg
Sulfato de salbutamol 5mg
Diabetes
Cloridrato de metformina 500mg
Cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
Cloridrato de metformina 850mg
Glibenclamida 5mg
Insulina humana regular 100ui/ml
Insulina humana 100ui/ml
Hipertensão
Atenolol 25mg
Besilato de anlodipino 5mg
Captopril 25mg
Cloridrato de propranolol 40mg
Hidroclorotiazida 25mg
Losartana potássica 50mg
Maleato de enalapril 10mg
Espironolactona 25mg
Furosemida 40mg
Succinato de metoprolol 25mg
Anticoncepção
Acetato de medroxiprogesterona 150mg
Etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
Noretisterona 0,35mg
Valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
Osteoporose
Alendronato de sódio 70mg
Dislipidemia
Sinvastatina 10mg
Sinvastatina 20mg
Sinvastatina 40mg
Doença de Parkinson
Carbidopa 25mg + levodopa 250mg
Cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
Glaucoma
Maleato de timolol 2,5mg
Maleato de timolol 5mg
Rinite
Budesonida 32mcg
Budesonida 50mcg
Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
Diabetes mellitus + doença cardiovascularDapagliflozina 10mg
Incontinência
Fralda
Notícias dos Poderes
SES realiza oitava captação de órgãos em Mato Grosso de 2025
Na tarde desta quinta-feira (2), foi realizada a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa
03 de Outubro de 2025 as 10h42Anvisa aciona autoridades internacionais para antídoto do metanol ao Brasil
03 de Outubro de 2025 as 11h54MP alerta bares e restaurantes de MT após casos de intoxicação com bebida alcoólica por metanol
Ministério Público recomenda controle rigoroso de álcool; cantor Hungria é internado com intoxicação por metanol
03 de Outubro de 2025 as 08h44Brasil tem 48 casos em investigação de intoxicação por metanol
Balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha
03 de Outubro de 2025 as 07h37CIA André Maggi e Jacarandás abrem neste sábado (04) para vacinação em Sinop
02 de Outubro de 2025 as 12h44Pesquisa da UFMT explora benefícios do óleo de jacaré-do-pantanal para tratar feridas, acne e até depressão
Tradicionalmente utilizado pelas comunidades ribeirinhas e indígenas, produto tem potencial farmacêutico, cosmético e nutracêutico
30 de Setembro de 2025 as 11h46