Combate ao Aedes aegypti
Equipes de endemias intensificam trabalhos em Pontos Estratégicos
Saúde | 15 de Maio de 2024 as 16h 50min
Fonte: Daiane Stela – Assecom

As equipes de combate às endemias em Sinop estão empenhadas em intensificar os trabalhos nos Pontos Estratégicos (PE), locais críticos conhecidos por serem propícios à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Os Pontos Estratégicos incluem áreas como o cemitério, ferros velhos, floriculturas, depósitos de reciclagem, borracharias e recapadoras, que frequentemente acumulam recipientes com água, oferecendo condições ideais para a reprodução do mosquito.
De acordo com dados levantados pelo Centro de Combate às Endemias, existem aproximadamente 300 Pontos Estratégicos em Sinop, todos eles visitados quinzenalmente pelos Agentes de Endemias. Durante essas visitas, são realizadas atividades de controle vetorial, incluindo a aplicação de inseticida residual.
A aplicação de inseticida residual tem como objetivo eliminar larvas e mosquitos adultos, reduzindo significativamente a incidência do Aedes aegypti e, consequentemente, o risco de contaminação para as pessoas que frequentam esses locais, bem como para os vizinhos.
"A intensificação dos trabalhos nos Pontos Estratégicos é fundamental para combatermos a proliferação do Aedes aegypti em nossa comunidade", afirmou Alef Souza Costa, coordenador do Centro de Combate às Endemias. "Estamos comprometidos em proteger a saúde pública e somar todos os esforços necessários para controlar a propagação dessas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti "
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da colaboração da população no combate, adotando medidas preventivas em suas residências e locais de trabalho, como a eliminação de recipientes que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito.
Notícias dos Poderes
Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil
Proporção de adultos fumantes saltou de 9,3% para 11,6%
20 de Outubro de 2025 as 10h26AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil
Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos
20 de Outubro de 2025 as 09h24Construção dos Hospitais Regionais avança em Mato Grosso; veja o andamento das obras
Com 96% de execução, Hospital Regional de Alta Floresta deverá ser o primeiro a ser entregue à população; demais obras já estão com cerca de 50% do cronograma previsto
20 de Outubro de 2025 as 08h59SES promove a 9ª captação de múltiplos órgãos em Mato Grosso de 2025
Em Cuiabá, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que vão salvar a vida de cinco pacientes
17 de Outubro de 2025 as 14h58Dia D da vacinação ocorre neste sábado (18) em todo o país
Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para vacinar a população mato-grossense e prevenir doenças
17 de Outubro de 2025 as 13h10Uruguai legaliza a eutanásia e se torna pioneiro na América Latina; veja quais países já permitem
No procedimento, um médico administra uma substância letal ao paciente para causar sua morte de forma deliberada e indolor
17 de Outubro de 2025 as 08h30SES discute estratégias para enfrentamento de HIV e Aids em MT
Oficina da Secretaria de Estado de Saúde contou com o apoio do Ministério da Saúde e reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil em Cuiabá
17 de Outubro de 2025 as 08h39