Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 14 de Julho de 2024

Menu

Combate ao Aedes aegypti

Equipes de endemias intensificam trabalhos em Pontos Estratégicos

Saúde | 15 de Maio de 2024 as 16h 50min
Fonte: Daiane Stela – Assecom

Foto: Assecom

As equipes de combate às endemias em Sinop estão empenhadas em intensificar os trabalhos nos Pontos Estratégicos (PE), locais críticos conhecidos por serem propícios à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Os Pontos Estratégicos incluem áreas como o cemitério, ferros velhos, floriculturas, depósitos de reciclagem, borracharias e recapadoras, que frequentemente acumulam recipientes com água, oferecendo condições ideais para a reprodução do mosquito.

De acordo com dados levantados pelo Centro de Combate às Endemias, existem aproximadamente 300 Pontos Estratégicos em Sinop, todos eles visitados quinzenalmente pelos Agentes de Endemias. Durante essas visitas, são realizadas atividades de controle vetorial, incluindo a aplicação de inseticida residual.

A aplicação de inseticida residual tem como objetivo eliminar larvas e mosquitos adultos, reduzindo significativamente a incidência do Aedes aegypti e, consequentemente, o risco de contaminação para as pessoas que frequentam esses locais, bem como para os vizinhos.

"A intensificação dos trabalhos nos Pontos Estratégicos é fundamental para combatermos a proliferação do Aedes aegypti em nossa comunidade", afirmou Alef Souza Costa, coordenador do Centro de Combate às Endemias. "Estamos comprometidos em proteger a saúde pública e somar todos os esforços necessários para controlar a propagação dessas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti "

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da colaboração da população no combate, adotando medidas preventivas em suas residências e locais de trabalho, como a eliminação de recipientes que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito.